Como fidelizar clientes em uma corretora de seguros?

Corretores de seguros sempre estão buscando saber como fidelizar clientes. Como você deve saber, o trabalho do profissional de seguros não acaba depois da venda da apólice, muito pelo contrário.

O trabalho do corretor acaba sendo muito mais árduo depois da contratação. É a partir dessa etapa que ele deve dedicar sua total atenção para o segurado, tirando suas dúvidas e garantindo que ele irá renovar a apólice futuramente.

Como fidelizar clientes em uma corretora de seguros não é uma tarefa fácil, muitos corretores acabam tendo dificuldades no pós-venda e perdem seus segurados para a concorrência. Ao contrário do que eles pensam, o problema não está necessariamente no produto ou nas cláusulas da apólice. Muitas vezes o problema está na relação entre cliente e corretor!

Separamos algumas dicas essenciais para fidelizar seus clientes de forma fácil e econômica. Dá uma olhada:

Como fidelizar clientes na minha corretora de seguros

Dicas para fidelizar clientes na sua corretora de seguros

Atendimento Personalizado

Faça com que seus clientes se sintam especiais oferecendo um atendimento personalizado. Todo mundo sabe o quão desagradável é ser tratado como “qualquer um” e receber um atendimento genérico, não é mesmo?

Por isso, ao tratar de qualquer assunto com seu cliente, pratique um atendimento humanizado. Pergunte a ele como está a família, o trabalho, como foi a viagem de férias. Chame-o sempre pelo seu nome, fazendo referências às conversas antigas que vocês tiveram, para mostrar que ele realmente é um corretor importante para sua corretora.

Para te ajudar nisso, é muito útil ter uma plataforma que te ajude a registrar informações sobre cada um dos seus segurados. Assim, você sempre tem todas as anotações necessárias sobre esse cliente guardadas em um sistema online para ter acesso sempre que for necessário.

 

Comunicação Clara e Eficiente

Para fidelizar seu cliente na sua corretora de seguros é essencial lembrar que ele não entende “segurês”. “Segurês” é a expressão que usamos para falar do vocabulário complexo do mercado de seguros, que muitas vezes só é conhecido por quem de fato trabalha na área.

Por isso, ao falar com seu cliente seja objetivo. Use expressões que sejam conhecidas por ele, com exemplos práticos e linguagem amigável, seja pessoalmente ou por mensagens de texto. Evite textões em comunicações por WhatsApp por exemplo, afinal eles não são nada atrativos e dificilmente serão lidos pelo seu cliente. Dê preferência por mensagens de áudio, onde você pode ser mais objetivo e se expressar de melhor forma.

Use uma comunicação clara e eficiente também nas suas redes sociais, explicando com uma linguagem simples cada um dos seguros que você deseja ofertar.

 

Ofertas Especiais e Descontos

Um mecanismo de sucesso para fidelizar clientes usado por restaurantes é o de cupons acumulativos. Por exemplo, ao consumir 7 vezes em um restaurante, você tem direito a um prato grátis. Um cliente que gostar da comida desse restaurante, certamente dará preferência a ele nas próximas vezes que decidir comer fora justamente pelo objetivo de alcançar a refeição gratuita no final.

Use essa lógica também para sua corretora de seguros: ofereça descontos, condições especiais e preços exclusivos para os clientes que são fiéis a sua corretora, que estão com você desde o início e realmente acreditam no valor do seu produto. Assim, ele se sentirá valorizado e terá um incentivo maior para continuar a parceria.

 

Envio de Conteúdo Relevante

O cliente da sua corretora de seguros não precisa apenas de um bom produto, ele também precisa de informação. Enviar conteúdo relevante, como dicas de cuidados domésticos, consertos mecânicos e cuidados com a saúde são sempre uma boa ideia. Além de conscientizar e melhorar o estilo de vida de seu segurado, as chances de sinistro ainda são reduzidas.

Envie também conteúdos informativos, dicas de viagem e mensagens comemorativas em dias especiais. Sua presença na rotina do seu segurado irá garantir que você seja considerado como um amigo, ou seja, muito mais do que um corretor de seguros.

 

Feedback e Melhoria Contínua

Esteja sempre aberto ao feedback dos clientes e use suas sugestões para melhorar seus serviços. Mostre que você valoriza a opinião deles e está comprometido em oferecer a melhor experiência possível.

Por isso, faça pesquisas de satisfação para conhecer seus pontos fortes e pontos fracos. Pergunte aos seus clientes quais alterações eles acreditam que precisam ser feitas nas suas corretora, em que seu atendimento pode ser aperfeiçoado etc.

Ter um bom mecanismo de feedback é uma das melhores formas de fidelizar clientes na sua corretora de seguros, afinal, você estará ouvindo diretamente o seu público e poderá observar sua performance por um olhar externo.

 

Acompanhamento Pós-Venda

Não se esqueça do acompanhamento pós-venda. Entre em contato com seus clientes após a compra para garantir que estejam satisfeitos com seus serviços e para oferecer assistência adicional, se necessário. Isso mostra que você se preocupa com o bem-estar deles além da venda inicial.

O pós-venda é um dos processos mais importantes para o corretor de seguros. Um bom acompanhamento do cliente após a contratação da apólice vai ser determinante para fidelizar seu segurado e garantir o interesse dele na renovação.

 

Encontrar informações sobre a apólice do cliente é muito mais rápido quando se está utilizando um CRM. Assim, você presta um serviço mais eficiente e de qualidade, economizando o seu tempo e de seu cliente. Clique aqui, faça um teste grátis e descubra mais sobre o CRM do Ping Seguro!

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