Como aumentar a taxa de renovação de seguros na sua corretora?

Dados mostram que no Brasil, 85% dos seguros são renovados com a mesma corretora. Analisando o setor desse ramo é possível notar uma mudança no comportamento do consumidor, que está dando valor a produtos oferecidos por corretores com os quais tem uma melhor relação construída, ou seja, que já tem confiança na credibilidade.

Estamos no começo de um novo ano, época em que apólices são renovadas e é preciso sempre estar buscando novas maneiras de argumentar com seu cliente o porquê ele não deve abrir mão dessa oportunidade. Afinal, é justamente através desses argumentos que surgirão as conversas decisivas para que o cliente decida se continuará ou não com a sua corretora.

Como está a atual taxa de renovação na sua corretora? Você está satisfeito? Confira agora algumas dicas para fazer ainda mais clientes renovarem suas apólices com você.

Esteja atento a novidades

A internet está repleta de blogs, podcasts, canais de YouTube e muitos outros meios de informação que transmitem diariamente notícias e tendências sobre o mercado de seguros. É ideal que o corretor de seguros esteja sempre informado sobre o que está acontecendo, assim, ele estará constantemente adquirindo novidades sobre técnicas de venda, novas tecnologias, lançamentos de produtos etc., passando credibilidade para o cliente e cada vez mais atendendo suas demandas.

O Ping Seguro se preocupa em manter o corretor informado e por isso, mantém posts frequentes em seu blog e em suas redes sociais com atualizações do mercado segurador.

Venda cruzada

A venda cruzada (ou cross selling) é uma estratégia que tradicionalmente se mostra bem eficaz para a fidelização do cliente e um dos principais fatores é pela facilidade de ter todos os seguros gerenciados pelo mesmo corretor, evitando assim confusões e até mesmo podendo negociar descontos.

Por isso, relembre frequentemente os benefícios que o(s) seguros(s) que o cliente tem contratado com você, para que ele chegue no momento da renovação com os pesos e contrapesos da continuidade da apólice bem esclarecidos na cabeça. Além disso, esteja sempre disposto a atender solicitações deste cliente, isso faz com que a confiança que ele mantém no seu trabalho se mantenha firme.

Construa uma boa imagem da sua empresa

Trabalhe o marketing da sua corretora para sempre passar a melhor impressão possível, tanto para seus atuais clientes quanto para aqueles que ainda deseja conquistar. Para isso, invista em realizações de pesquisas de satisfação do seu trabalho, produção de conteúdo nas redes sociais, envio de e-mail marketing e newsletter, publicação de textos informativos no blog do seu site etc.

Ao começar por exemplo, a produzir um conteúdo atrativo com dicas de segurança e/ou saúde em suas mídias sociais pode começar a ganhar seguidores interessados no assunto e que futuramente podem ser atraídos pelos produtos da sua corretora e até mesmo indicá-los para pessoas próximas.

Mantenha um relacionamento contínuo com o cliente

A renovação de um serviço começa a ser trabalhada a partir do momento em que a venda é concluída. Conhecer o seu segurado é o primeiro passo para se ter um bom relacionamento, entendendo como é a sua vida, quais seus objetivos e o que fez com que ele procurasse pelo seguro que contratou. Passe então, a observar essa relação pelos olhos dele e comece a planejar ações que sejam efetivas e atendam às demandas do segurado.

Mantenha um contato frequente com esse cliente, utilizando e-mail e aplicativos de mensagens instantâneas, enviando informações que sejam importantes para ele, dicas de alimentação saudável, de saúde e manutenção de veículos. Acredite: esse processo de pós-venda é tão importante quanto a própria venda em si.

Tenha um CRM para economizar tempo

O que é um CRM se não um facilitador do trabalho de uma corretora? Com a ajuda dessa tecnologia para automatizar suas atividades, se torna mais simples dedicar-se a planejar estratégias, estreitar o relacionamento com clientes e claro, oferecer soluções mais rápidas aos seus segurados.

Encontrar informações sobre a apólice do cliente, por exemplo, é muito mais rápido quando se está utilizando um CRM. Assim, você presta um serviço mais eficiente e de qualidade, economizando o seu tempo e de seu cliente. Clique aqui, faça um teste grátis e descubra mais sobre o CRM do Ping Seguro!

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