Como vender seguros pela internet?

Nos últimos anos, as vendas online vêm crescendo cada dia mais. Hoje, o Brasil tem 118 milhões de usuários de smartphone, o que facilita para empreendedores comercializarem seus produtos na rede. Como vender seguros pela internet tornou-se uma prática cada vez mais comum entre corretores, vale a pena considerar o uso da Internet para esse processo na sua corretora.

É importante lembrar: fazer vendas cara a cara é e sempre será importante. Para conseguir vender um seguro, a conversa frente a frente com o cliente é essencial. Esse contato presencial traz confiança e credibilidade. A internet é um complemento para a venda presencial, não uma substituta.

Como começar a vender seguros pela internet?

Se sua corretora ainda não começou a vender seguros pela internet, o primeiro passo tem de ser construir a sua presença digital. Não estamos falando necessariamente de um site, mas sim de qualquer meio que te faça aparecer no smartphone dos seus futuros clientes.

Ter um Instagram ativo e com conteúdo de qualidade é uma excelente maneira de apresentar seus seguros para o público e conquistá-los de maneira gradual. Produza vídeos e imagens que instiguem a curiosidade dos leads e despertem neles a percepção da necessidade de um seguro em suas vidas, por exemplo.

Quais as vantagens de vender seguros pela internet?

Vender seguros pela internet pode ser uma tarefa complicada no início, mas traz resultados únicos para uma corretora. Por meio da divulgação da sua corretora nas mídias sociais é possível atingir pessoas que você dificilmente alcançaria apenas com a publicidade offline.

Além disso, criar uma boa presença digital para sua corretora te ajuda a construir credibilidade perante o público. Hoje em dia, dificilmente alguém faz uma compra sem antes pesquisar o histórico do vendedor. Se sua corretora não estiver presente na internet você corre o sério risco de perder (muitas) vendas.

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Vender seguros nas redes sociais

Instagram e Facebook

O Facebook e o Instagram são duas das redes sociais mais usadas no Brasil. O usuário brasileiro gasta, em média, quase 16 horas por mês no Instagram e 12 horas no Facebook. Durante esse tempo, se você deseja vender seguros na internet, é muito importante que sua corretora apareça pelo menos 1 minuto para esses usuários.

Engana-se quem acredita que para isso necessariamente é preciso patrocinar publicações. O impulsionamento nas redes é ótimo e realmente ajuda o corretor a atingir o público que deseja, mas para quem está começando, vale a pena investir em posts orgânicos mas que levem as pessoas a engajar.

Por isso, invista em hashtags e no uso de palavras-chave que estejam em alta. Use temas que estão sendo muito discutidos para chamar a atenção para seus seguros. Na época em que o filme da Barbie estava em cartaz, marcas de todos os ramos do mercado usaram a temática rosa para entrar na brincadeira e atrair clientes fãs da boneca.

Publicações que estimulem o público a realizar ações também costumam ser bem eficientes. Convide seu seguidor, por exemplo, a marcar um amigo nos comentários. Para isso, vale a pena publicar conteúdos engraçados, que gerem identificação nas pessoas, ao invés de focar apenas em posts comerciais.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede focada em negócios. Nessa rede, mesmo que você esteja buscando vender seguros na internet, a abordagem deve ser mais institucional e menos comercial. Use esse espaço para publicar imagens e vídeos da sua equipe de trabalho no dia a dia, conquistas alcançadas, prêmios recebidos e encontros profissionais agregadores.

Manter um LinkedIn ativo e com conteúdos interessantes, tanto para seu perfil pessoal quanto para a página da sua corretora é a chave para construir credibilidade e mostrar segurança.

Siga influenciadores grandes no LinkedIn para conhecer como os profissionais atuam nessa mídia social, entender a linguagem necessária, frequência de postagem etc. Lembre-se: o LinkedIn é uma rede completamente diferente das outras e merece uma atuação mais séria, mas sem ser entediante.

TikTok

Sendo uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos, o TikTok se destaca pela linguagem jovem e pela exclusividade do conteúdo audiovisual. Por mais que seja focado em danças e conteúdo humorístico, a rede já é usada por corretores que buscam vender seguros pela internet justamente pela possibilidade de apresentar produtos complexos de forma descontraída.

O formato de “rolagem infinita” do TikTok é ideal para prender os usuários na rede. Ao ver um vídeo, o usuário rola a tela para cima e um novo vídeo aparece. O TikTok consegue identificar qual conteúdo é mais atrativo para esse usuário e envia a ele mais conteúdos semelhantes. Logo, um usuário desse app que assiste vídeos de carros pode ser impactado futuramente por um vídeo seu falando de seguro auto, mesmo que não siga seu perfil.

Blog

Os blogs seguem sendo uma das principais formas de atingir as pessoas que estão procurando por produtos ou serviços na internet. Daí, a importância de criar textos para o blog da sua corretora. Se você está lendo esse artigo, provavelmente é porque pesquisou “vender seguros pela internet” no Google.

Pois bem, todos os dias milhares de pessoas buscam no Google “quanto custa um seguro auto?”, “como funciona um seguro residencial?” ou “vale a pena ter seguro de vida?”. É muito importante que artigos da sua corretora apareçam como resultado dessas pesquisas. Para isso, é preciso criar conteúdo inteligente, útil, original e atrativo para leads.

Pesquise quais são os temas mais procurados por clientes de seguros e comece a produzir textos para o blog da sua corretora. Lembre-se de ao fim de cada texto, mostrar como sua corretora pode ajudar o visitante do seu blog e convide-o a entrar em contato com você.

Landing Pages

Uma boa forma de começar a vender seguros pela internet é conquistar leads. Um lead é uma oportunidade de negócio, um contato de e-mail e/ou telefone de alguém que pode ser um futuro cliente. Entretanto, leads infelizmente (ainda) não caem do céu.

Para conseguir leads é importante que você ofereça algo em troca. Uma forma que costuma funcionar são as landing pages. Ali, você pode incluir um formulário que será preenchido pelo visitante.

Em troca dos dados que ele disponibilizará para você, algum conteúdo deve ser oferecido. E-books informativos sobre algum tema do interesse desse lead são uma boa oferta. Se você está buscando vender seguro auto por exemplo, que tal criar um e-book que fale sobre os principais automóveis de 2023 e oferecê-lo em troca de e-mail e telefone de possíveis interessados? Assim, seu lead consome informação de qualidade e você ainda ganha um futuro cliente.

 

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