Como Vender Planos de Saúde Todos os Dias?

Vender planos de saúde todos os dias é o sonho de todo corretor que trabalha com esse produto. Apesar disso, é um resultado muito difícil de se alcançar. As burocracias do dia a dia atrapalham o corretor que tem essa meta, afinal, nem sempre sobra tempo para se dedicar 100% aos seus clientes.

Muito procurados por pessoas físicas e empresas, os planos de saúde tiveram muita procura nos últimos tempos. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil teve em abril o maior número de beneficiários de planos de saúde desde novembro de 2014. Especialistas acreditam que esses números são resultado da mudança de pensamento da população decorrente da pandemia.

Nesse artigo, vamos te mostrar 8 dicas para te ajudar a vender planos de saúde todos os dias de maneira eficiente, econômica e sem tomar todo o tempo da sua rotina.

Quem pode vender planos de saúde?

Como você pode imaginar, somente profissionais capacitados por uma certificação podem vender planos de saúde. Para conquistar esta certificação é preciso ter cadastro na superintendência de seguros privados (Susep). A Susep é o órgão responsável pela regulamentação da profissão de corretores de seguros no Brasil.

Além disso, é preciso realizar por completo um curso de formação de corretores de seguros privados. Somente o profissional que concluir essas 2 etapas está apto para começar a vender planos de saúde.

Vale a pena vender planos de saúde?

Antes de começar a vender planos de saúde todos os dias é preciso saber como está o mercado. Desde a retomada da economia após os períodos difíceis da pandemia, as notícias sobre venda de plano de saúde melhoraram muito.

O total de beneficiários de planos de saúde atingiu em abril deste ano, o maior número desde novembro de 2014. A marca acontece em um momento de crescimento do emprego formal no país, levando as empresas a oferecerem convênios para seus novos colaboradores.

Segundo o diretor de desenvolvimento setorial da ANS, Maurício Nunes, a expectativa é que essa tendência de crescimento se mantenha. Ou seja, excelente notícia para os corretores.

Um segmento do mercado de planos de saúde que surpreendeu recentemente foi o de assistência pet. Donos de animais de estimação estão procurando por essa apólice para garantir a saúde e bem-estar de seus amiguinhos.

Um estudo global publicado pela revista da Confederação Nacional dos Seguros (CNSeg) mostrou recentemente que a procura por planos de saúde para pets cresceu 300%. Diversas operadoras vêm expandindo sua atuação para esse nicho de mercado, mostrando que esse tipo de produto tende a crescer cada vez mais.

8 dicas para vender planos de saúde todos os dias

Conheça seu Produto

Um corretor de saúde deve ser o aliado número 1 do beneficiário. Para vender planos de saúde todos os dias é preciso ter detalhes sobre o produto na ponta da língua, já que antes de conseguir fechar negócio você terá que esclarecer diversos pontos sobre a proposta.

Por isso, estude o mercado de planos de saúde a fundo. Esteja atualizado sobre novidades referentes a esse ramo, tire dúvidas com corretores mais experientes, leia e releia normas que serão importantes para seus negócios do dia a dia.

Desse modo você terá informações suficientes para esclarecer dúvidas a respeito de reajuste, período de carência clínicas, credenciadas e muito mais. Isso será decisivo para transmitir credibilidade ao seu cliente.

Identifique seu Público-Alvo

Para qual público você prefere vender planos de saúde? Veja, você não precisa escolher um único público em específico para trabalhar. Porém, é muito importante saber quem é o seu público-alvo, ou seja, o público para qual a maioria dos seus esforços será direcionado.

Uma estratégia de abordagem para vender plano de saúde individual será completamente diferente de uma focada em vender plano de saúde para empresas, por exemplo.

Para vender planos de saúde ao público corporativo, é interessante direcionar suas ações para uma rede social como o LinkedIn, por exemplo. Além disso, nas artes de divulgação, utilize imagens de colaboradores de uma empresa felizes. Ao falar com um possível contratante, reforce os benefícios da proposta que irão mostrar ao mercado como a empresa se preocupa com a saúde de seus funcionários.

Se o foco é vender para pessoas físicas, faça publicações em redes como TikTok e Instagram, usando argumentos de venda para gerar identificação a esse público. Lembre-se de reforçar os benefícios relacionados às situações de saúde do dia a dia, mas também de problemas mais sérios e complexos.

Construa uma presença online

A internet é hoje o principal guia de buscas da maioria da população. Logo, se você busca vender planos de saúde todos os dias, você precisa ser visto na internet. Inúmeros corretores de saúde sequer possuem redes sociais, o que prejudica muito seu alcance e credibilidade, já que as pessoas terão um pé atrás antes de contratar uma proposta de alguém que não possui um histórico online.

Para transmitir confiança, é preciso ter uma presença digital de qualidade. Um site, uma ou 2 redes sociais ativas e avaliações positivas no Google são fatores muito importantes para garantir para um novo cliente que sua corretora é segura e que você, como pessoa física, realmente existe.

Por isso, além de construir sua presença digital, para conseguir vender planos de saúde todos os dias é preciso estimular que seus atuais clientes o avaliem positivamente na internet. Assim, ao pesquisar em seu nome no Google, ou da sua corretora, encontrarão informações que comprovam o bom trabalho que você vem fazendo.

Faça parcerias

Parcerias de qualidade são a chave para a criação de novos negócios, principalmente quando falamos de um mercado onde a indicação é tão importante, como o mercado de planos de saúde.

Avalie junto a sua equipe a possibilidade da formação de parcerias com nomes estratégicos que possam apresentar a sua corretora para um novo público. Uma parceria com um micro influencer da sua região, por exemplo, pode apresentar o seu nome para um público que nunca sequer cogitou contratar um plano de saúde.

Planeje e verifique a viabilidade da construção de uma parceria com outros players influentes no ramo de saúde, como farmácias, laboratórios, consultórios, clínicas e até mesmo clínicas veterinárias e pet shops caso busque comercializar planos de saúde para animais de estimação.

Vender planos de saúde todos os dias

Utilize depoimentos

Antes de vender planos de saúde todos os dias, você precisará ter clientes fidelizados e 100% satisfeitos com os serviços da sua corretora. Esses beneficiários poderão te ajudar a construir uma credibilidade que será impactante no momento da decisão de um cliente em fechar ou não um negócio com você.

Logo, converse com essas pessoas. Escute o que elas têm a dizer, desde críticasaté elogios, para saber quais são os pontos fortes e os pontos fracos da sua corretora. Ao ter essas informações em mãos, solicite ao cliente se ele pode escrever uma avaliação positiva de seus serviços para que esta seja utilizada em seu marketing.

Caso você tenha uma grande aceitação de clientes dispostos a elogiar publicamente a sua corretora, publique estes feedbacks na página inicial do seu site. Ali, um visitante novo poderá verificar que várias pessoas estão satisfeitas com o que a sua corretora tem a oferecer e poderá contratar o seu produto com mais confiança.

Acompanhe suas Estratégias

Quem trabalha com vendas, sabe que estratégias de sucesso só aparecem depois de várias estratégias de fracasso. Para conseguir acertar várias vezes, é preciso errar algumas e com esses erros, aprender cada vez mais.

Junto de sua equipe, elabore novas estratégias para conseguir vender planos de saúde todos os dias. Ao aplicá-las, não se esqueça de acompanhá-las rotineiramente para saber o que está dando certo e o que está dando errado. Esse método é essencial para campanhas em redes sociais, por exemplo. Mas também pode ser aplicado em outros setores.

Informações como, qual o melhor horário para fazer ligações telefônicas, como iniciar o seu roteiro de vendas, quais palavras utilizar e quais palavras não utilizar em um e-mail marketing ou quais argumentos utilizar para cada tipo de público, só serão alcançadas depois de um longo acompanhamento de resultados. Por isso, após a avaliação do desempenho de um anúncio online ou de uma ligação com lead, registre tudo que for necessário.

Seja amigo do cliente

No processo de negociação, lembre-se de ser o mais amigável possível. Apesar de se tratar de uma relação inicialmente comercial, é preciso lembrar que ter uma boa relação com o cliente vai ser decisivo para trazê-lo de vez para a sua corretora.

Por isso, durante as suas conversas com o futuro beneficiário, demonstre interesse em sua vida pessoal perguntando sobre seus sonhos, hobbies, relações familiares, realizações profissionais, etc.

Além de construir laços mais fortes com todo tipo de cliente, ter uma abordagem amigável nos momentos de negociação permitirá que você faça ofertas mais assertivas, já que conhecerá o beneficiário mais a fundo.

Utilize tecnologia

Tentar vender planos de saúde todos os dias sem se utilizar da tecnologia é uma tarefa praticamente impossível. Como você sabe, o trabalho de corretor depende não só da habilidade de vendas mas também da capacidade de gestão.

Por isso, cada vez mais corretores de seguros têm utilizado ferramentas de gestão para administrar suas empresas. Por meio de um CRM, você pode criar e acompanhar campanhas, gerenciar suas comissões e repasses, importar propostas e gerir seus leads.

 

O CRM Ping Seguro é a melhor opção para o corretor que deseja vender planos de saúde todos os dias, já que permite que você torne sua corretora 100% online, automatizando tarefas burocráticas com a garantia de segurança para você e todos os seus clientes. O layout é simples e de fácil utilização, clique aqui e faça um teste grátis.

 

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