Corretor de seguros precisa ter um CRM?

Como uma das profissões mais tradicionais da sociedade, a corretagem de seguros passou por diversas mudanças desde que surgiu. Avanços como o surgimento da Internet, a popularização do celular e a criação das redes sociais foram impactantes para revolucionar a maneira de se vender seguros. Com o crescimento da tecnologia, uma das dúvidas que mais ronda a cabeça dos corretores é: afinal, corretor de seguros precisa ter um CRM?

É normal se questionar sobre isso, afinal, grande parte dos corretores de seguros ainda utilizam das tradicionais planilhas de Excel para gerenciar seus negócios. De fato, elas são bem úteis, mas um CRM completo e ágil acaba sendo muito mais eficiente para gerenciar sua corretora de forma segura e produtiva.

O que é um CRM?

Customer Relationship Management (CRM) é um termo em inglês que pode ser traduzido como “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. É o nome dado para um sistema cujo objetivo é automatizar e facilitar o relacionamento de uma empresa com seus clientes.

O CRM é basicamente a central de informações que liga empresa e clientes. Lá devem constar informações de cadastro do cliente, produto, pagamentos, prazos etc.

Como é um CRM para corretores de seguros?

Um CRM para corretores de seguros é justamente onde deve constar tudo que envolve sua relação com seus segurados. Logo, quando um cliente faz um questionamento sobre sua apólice, é lá onde o corretor deve consultar para dar uma resposta objetiva.

Para isso, o CRM deve ser ágil e de fácil utilização. Ninguém merece ter de passar longos períodos procurando informações até conseguir trazer uma resposta para seu cliente. Como um corretor de seguros precisa ter um CRM, as burocracias do dia a dia não devem ser grandes empecilhos e o sistema deve servir justamente para facilitar a execução desses processos rotineiros.

Mas afinal, um corretor de seguros precisa ter um CRM?

Sim! Um corretor de seguros precisa ter um CRM se quer competir com seus principais concorrentes e manter seu faturamento em meio a era onde tudo envolve tecnologia. Perder tempo lidando manualmente com processos que podem ser automatizados faz com que você tenha menos disponibilidade na sua rotina para lidar com o que realmente importa: vender.

Para te explicar o porquê sua corretora de seguros precisa de um CRM, e como ele certamente te ajudará a economizar tempo, além de te livrar de diversas dores de cabeças, vamos listar alguns motivos para você passar a usar essa tecnologia na sua rotina.

Corretor de seguros precisa ter um CRM?

5 razões pelas quais um corretor de seguros precisa de um CRM

Apólices digitalizadas

Um dos principais motivos que provam que um corretor de seguros precisa de um CRM é a digitalização de apólices. Em um CRM voltado para corretores, ao fazer o upload de uma apólice, o próprio sistema já reconhece as informações disponíveis nela e as preenche automaticamente.

Assim, ao abrir a página de um cliente você já tem acesso a todas as informações de cada uma de suas apólices e pode tirar dúvidas do segurado assim como preencher dados faltantes com agilidade e segurança para os dois lados.

Organização de oportunidades

Com tantos leads que aparecem pelas mais variadas formas (landing pages, campanhas nas redes sociais, indicações etc.) acaba sendo uma tarefa difícil lidar com eles e saber como administrá-los. Um CRM para corretores de seguros precisa ter as funcionalidades necessárias para que essa atividade te ajude a vender, sem a chance de perder oportunidades.

Por meio das ferramentas disponíveis em um bom CRM é possível filtrar leads para criar novas campanhas, organizá-los da maneira que preferir e classificá-los de acordo com suas posições no funil de vendas para definir os próximos passos na sua abordagem.

Gestão de comissões

Parte essencial da vida do corretor de seguros, a comissão precisa ser gerenciada de maneira inteligente e segura, garantindo transparência e produtividade ao profissional. Um corretor de seguros precisa ter um CRM não só para administrar sua relação com clientes, mas também para ter a certeza de que suas finanças estão sendo repassadas corretamente.

Um corretor de seguros moderno e antenado deve dar ‘adeus’ às tradicionais planilhas para fazer a gestão de seu faturamento. Com alguns cliques em um bom CRM, você pode ter acesso aos números que precisa.

Sinistros

O sinistro é justamente o momento em que o corretor de seguros precisa estar presente e prestar total apoio ao seu cliente. Um CRM voltado para essa área acaba sendo essencial para registrar origens, severidades, status e tipos dos sinistros, com a segurança e rapidez que seu segurado precisa.

Para buscar atender seu cliente com agilidade e garantir um atendimento eficiente nesse momento difícil, o corretor de seguros precisa ter um CRM que possa ser usado em qualquer lugar a qualquer hora, seja em um computador no escritório ou em um celular na correria da rotina.

Agenda integrada

Por mais que muitos profissionais não abram mão dos tradicionais calendários de parede, onde é possível colar post-its e fazer anotações, ter uma agenda dentro de seu CRM para registrar datas importantes pode te livrar de diversos problemas.

Uma agenda de um CRM para corretores de seguros é a melhor maneira de separar compromissos pessoais de profissionais e ter a certeza de que você não irá se esquecer de datas como dia de renovação de apólice, aniversário de cliente e renovação de CNH de segurados.

Como escolher o CRM ideal para minha corretora?

Em uma busca rápida no Google você irá encontrar diversas opções de CRMs para corretores de seguros. Porém, a decisão pela contratação de um deve ser feita com cautela e muita responsabilidade.

Um corretor de seguros precisa ter um CRM que traga agilidade e automação para sua empresa e a melhor forma de decidir qual das opções é a melhor para você é estudando bem cada uma delas. Confira algumas dicas para escolher com inteligência:

Compare funcionalidades

É preciso observar com atenção quais funcionalidades cada uma das opções de CRM oferece. Não adianta oferecer uma plataforma com uma estética nota 10, mas que não traz nenhuma das ferramentas que você precisa.

Compare as funcionalidades, estabeleça prioridades e escolha a opção que possibilite a gestão de todos os seguros que você oferece, para não precisar usar mais de um CRM para gerir uma única corretora.

Análise a equipe de atendimento

Como um bom corretor de seguros, você deve saber que atendimento é tudo! Por isso, fique de olho na forma que sua corretora será atendida pela equipe que cuida do CRM. Se eles não respondem suas perguntas com clareza, te tratam com rispidez e não buscam entender quais as dores da sua empresa, talvez não valha a pena fechar negócio.

Priorize contratar um CRM que tenha uma equipe de suporte disposta a te ajudar com paciência e honestidade, tirando suas dúvidas e oferecendo o atendimento que você oferece aos seus clientes.

Faça testes

Cada vez mais empresas têm oferecido períodos de testes de seus produtos aos seus clientes. Essa vantagem traz mais tranquilidade para quem deseja contratar produtos que serão usados a longo prazo e que são oferecidos por várias concorrentes.

Um corretor de seguros precisa ter um CRM que atenda às suas expectativas e ter direito a um teste grátis de alguns dias irá te ajudar a conhecer a ferramenta e decidir se vale a pena ou não adquirir o produto.

Converse com clientes desse CRM

A melhor opinião sobre um produto é do consumidor do produto. Por isso, leia avaliações de clientes, converse com usuários desse CRM e tire dúvidas com eles também.

Por serem corretores de seguros assim como você, certamente te trarão uma visão clara e muito útil sobre as vantagens e desvantagens do CRM que você está pensando em contratar. Com uma visão de um terceiro, fica mais fácil escolher o CRM que irá ajudar sua corretora a crescer.

 

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