Acionamento de seguro auto por enchentes e alagamentos aumenta 15%

A chegada do verão já reflete o aumento de temperaturas em todo o país e, consequentemente, condições favoráveis para chuvas fortes, granizo, ventanias e raios. Na Youse, plataforma de seguros 100% digital, o acionamento do Seguro Auto por causa de enchentes e alagamentos em 2022 aumentou 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. As assistências de reboque, auto socorro após pane e meio de transporte alternativo lideraram os acionamentos na insurtech.

Diversas prefeituras do país já começam a colocar em prática planos de ação para prevenção das chuvas de verão e o cuidado também deve ser redobrado pelos motoristas. Arthur Carvalho, Diretor de Sinistros e Operações da Youse, lista algumas para o carro durante esta época do ano e assistências úteis para ter no seguro durante momentos de tempestades.

“A cobertura de alagamento e eventos da natureza garante a proteção do veículo em casos de inundação, granizo, ressaca, ventos fortes e outros eventos naturais com velocidade igual ou acima de 54 km/h. Neste caso, o cliente recebe indenização integral do seguro se o prejuízo do carro ultrapassar 75% do valor definido pela Tabela Fipe (quando os custos ultrapassam este valor, significa que o carro deu PT). O pagamento da indenização é feito até 30 dias após o envio da documentação”, explica Carvalho.

Além da cobertura para eventos naturais, alguns serviços e assistências da Youse também podem ser acionados durante temporais, como reboque, meio de transporte alternativo, higienização e reparos completos, conforme explica o executivo da insurtech. “Se o carro não puder rodar pelos próximos dois dias, as assistências preveem aluguel de carro popular, táxi, e passagens. No caso do carro reserva, o cliente tem direito a usar por até 30 dias um veículo popular ou intermediário, tendo gastos apenas com as despesas extras”, comenta.

Além das garantias e coberturas do Seguro Auto da Youse, Arthur Carvalho também traz algumas dicas práticas para estes momentos de imprevisto. “Alguns cuidados específicos com a manutenção do veículo podem ser cruciais em dias de chuva. É importante verificar a vida útil e especificações da bateria, por exemplo, para evitar uma sobrecarga do sistema elétrico. A manutenção de funcionalidades como limpador de para-brisas, lanternas, pneus e sistema de freios também podem fazer a diferença”, afirma.

“Evite estacionar ou dirigir até locais já conhecidos por alagamentos. Se for surpreendido por uma enchente, saiba que para atravessar sem correr riscos, a água não deve atingir o assoalho, o nível deve estar na altura da metade da roda. Na dúvida, evite atravessar”, finaliza.

Fonte: CQCS
, , , , ,
As principais responsabilidades jurídicas em uma corretora de seguros!
Os principais eventos do mercado de seguros em 2023!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu