As principais responsabilidades jurídicas em uma corretora de seguros!

Quais têm sido as principais dificuldades que sua corretora vem enfrentando nos últimos anos? Muitos corretores se queixam da crise econômica duradoura que o Brasil passa já há um bom tempo e que dificulta a efetivação de novas vendas, já que seguros acabam não sendo prioridade para um cliente que esteja endividado ou até mesmo que tenha perdido o emprego.

Além dos obstáculos trazidos por surpresas no cenário econômico, problemas na gestão de RH e até falhas na execução de estratégias de marketing, muitos corretores não sabem muito bem como lidar com questões jurídicas que envolvam suas divulgações, finanças e fechamentos de apólices. Esse setor acaba se tornando ainda mais complexo quando um corretor, por ser autônomo, não possui em sua equipe de trabalho um ou mais especialistas no tema que podem garantir que as legislações que envolvem o mercado de seguros estejam sendo devidamente cumpridas nas ações feitas pela empresa.

Nenhum corretor deseja ter de enfrentar questões judiciais por problemas com leads ou ex-clientes por conta de equívocos por desconhecimento da Lei, né? Para garantir a prevenção de erros simples, separamos algumas rápidas dicas para garantir a segurança jurídica da sua corretora de seguros!

 

1 – Tenha tudo registrado

Essa é definitivamente a dica número 1 para o corretor de seguros que não deseja enfrentar problemas jurídicos. Não importa se o cliente é da sua confiança, amigo de longa data ou até mesmo da sua família. Tudo que é decidido com ele é preciso estar devidamente registrado para que, se necessário, possa ser comprovado futuramente.

Ou seja, nada de manter acordos apenas “na fala”! Ao firmar um compromisso com um segurado, confirme essa conversa por meio de alguma maneira de comunicação escrita e online, como o WhatsApp ou Telegram. Porém, o recomendável mesmo é sempre priorizar o uso do e-mail para esse fim. Uma troca de mensagens pelo Outlook ou Gmail traz a credibilidade e segurança necessárias para provar seu ponto futuramente.

 

2 – Informe tudo ao cliente

O segurado sempre precisa estar por dentro de tudo que envolva a apólice que ele está adquirindo. Logo, antes de fechar negócio, se assegure de que o cliente tem completa ciência de todos os compromissos e direitos que estão neste documento.

Ressaltando o ponto que já foi dito anteriormente, a melhor forma de impedir desentendimentos e futuros conflitos é registrando que as cláusulas da apólice foram apresentadas na íntegra ao cliente. De preferência, ao encaminhar o e-mail com esse documento, solicite ao segurado que confirme o recebimento. A opção de “check azul” do WhatsApp também é uma boa maneira de comprovar que o cliente realmente teve acesso ao arquivo.

 

3 – A famosa LGPD

A legislação a respeito de uso de dados foi completamente transformada por conta da LGPD. Durante campanhas de marketing para venda de seguros, é preciso saber se o lead para o qual você está enviando o e-mail de divulgação está disposto a receber esse tipo de comunicação comercial.

Seguir corretamente as normas da LGPD impede que sua corretora de seguros enfrente problemas com leads que não estejam confortáveis em ser contatados e receber propaganda dos seus produtos. Ao fazer landing pages, por exemplo, e solicitar os dados do lead, informe como e o que fará com essas informações.

 

Além de atenção jurídica e segurança de dados de clientes, é essencial ter um CRM que administre sua corretora e a deixe mais ágil. Utilizando o sistema de gestão do Ping Seguro, você pode gerenciar todos os seguros da sua corretora em uma plataforma com um layout de fácil utilização. Faça o seu teste grátis clicando aqui.

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