Case de Sucesso – Netflix

A Netflix é hoje a maior empresa de serviço de streaming da atualidade e conta com 4.346 títulos, entre séries, filmes e documentários. Oferece uma mensalidade acessível, um SAC de qualidade e tem uma ótima comunicação com o público. Hoje o serviço está presente em quase todos os países do mundo. São mais de 190 e em raríssimos casos não é possível consumir o conteúdo, como na Coreia do Norte.

Diferente do que as pessoas costumam imaginar, a Netflix não é uma empresa tão jovem. Ela surgiu em 1997 fundada por Reed Hastings – matemático e cientista da computação – e Marc Randolph – marketeiro e empreendedor, que trabalhavam em uma empresa que fazia o controle e identificação de bugs e controle de desenvolvimento para softwares mais complexos.

Porém, em suas conversas eles compartilhavam a admiração pelo modelo de negócios online da Amazon e decidiram vender algo pela internet. O mercado escolhido foi o de locação de filmes e a ideia inicial foi de exibir no site os títulos disponíveis e, quando o usuário escolhesse, o DVD seria envido pelos correios.

O início oficial das operações ao público ocorreu em 1998, quando eles lançaram o site onde você fazia a solicitação de quais DVD’s gostaria de receber na porta da sua casa através dos correios. Os valores ainda eram cobrados por disco separado, mesmo assim foi um grande avanço, já que o cliente recebia o filme em casa e podia ficar com ele o tempo que quisesse.

A ideia deu bastante certo e já em 1999 a Netflix recebeu um aporte de investidores no valor de 30 milhões de dólares. Alguns meses depois veio também o formato da assinatura, que conhecemos até hoje. Com tudo dando certo, eles ofereceram o comando da empresa para a Blockbuster por 50 milhões de dólares. A proposta foi recusada pois a empresa desacreditou da ideia. O resultado foi que a Blockbuster faliu em 2010 e hoje a Netflix é avaliada em 158 bilhões de dólares.

O crescimento da empresa foi contínuo e, em 2003, foi o primeiro ano em que tiveram mais ganhos do que gastos, além de ter sido o ano em que chegaram a 1 milhão de assinantes. Em 2006, a Netflix esboçou pela primeira vez a vontade em ser um distribuidor e criador de conteúdo original.

Enfim, em 2007, buscando atender as novas necessidades do público, houve o lançamento do serviço de streaming e, de 2008 a 2010, a Netflix buscou fazer parcerias com fabricantes de eletrônicos para que seu conteúdo fosse transmitido em outros dispositivos, como videogames, smartphones, tablets e TVs. Daí, começou a expansão do serviço por mais países começando pelo Canadá e, em seguida, pela América Latina, Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão. No Brasil, a empresa iniciou suas atividades em 2011.

Disposta a inovar, em 2013 a companhia passou a investir em produções originais, sendo a primeira, a hoje consagrada série, House of Cards.  O sucesso foi tão grande que no mesmo ano a empresa lançou outras duas séries: Hemlock Grove e Orange is the New Black.

Hoje, a companhia tem muitos títulos premiados, e é a empresa de mídia com maior valor de mercado, após ter superado a Disney em 2020. Ela é apenas um exemplo de uma empresa que avaliou o cenário do mercado e se renovou para atingir ainda mais o público. Quer conhecer outros casos? Leia o nosso artigo sobre a necessidade de se adaptar aos novos tempos clicando aqui.

 

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