E-mail marketing para corretoras de seguros: como fazer!

Uma das principais preocupações de profissionais de seguros da atualidade é saber como fazer e-mail marketing para corretoras de seguros. Afinal, a primeira comunicação surgida nos meios online foi o e-mail, que é extremamente usado até hoje. Inicialmente utilizado para fins pessoais, com comunicação diária de trabalho e amigos, por anos foi a principal maneira de troca de imagens e documentos pela internet.

Hoje, o e-mail é uma das principais ferramentas para o marketing das mais diversas empresas. Se todos temos um aplicativo de e-mail instalado em nossos celulares, nada melhor do que encaminhar mensagens desta forma para o público que você deseja atingir, certo?

Para conseguir elaborar um bom e-mail marketing para sua corretora de seguros é preciso estar inteirado sobre o mercado, sobre novidades das mídias sociais e principalmente, sobre o seu público.

Vamos aprender mais sobre?

 

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing não pode ser confundido com spam, venda direta ou qualquer coisa do tipo. Nenhum lead vai se interessar por um conteúdo que está diretamente focado em vender, sem sequer uma apresentação de qualidade antes.

Quando falamos de e-mail marketing, temos de saber que estamos falando de um e-mail com conteúdo que agregue ao lead. E-books, planilhas, vídeos etc., são uma maneira inteligente de chamar a atenção e cativar seu público.

e-mail marketing para corretoras de seguros: aprenda tudo

Se você já possui o e-mail do lead, significa que já existiu uma interação inicial entre vocês. Aproveite essa proximidade já existente para enviar conteúdos que tenham relação com aquilo que você já tem ciência de que interessam a este lead.

Já em e-mail marketing para corretoras de seguros, uma boa ideia é enviar um e-book com dicas de gestão empresarial para um lead que demonstrou interesse em seguro residencial. Ou então, um guia com os melhores destinos para turistar para o lead interessado em seguro viagem.

 

6 dicas de e-mail marketing para corretoras de seguros

Agora que já sabemos o que é o e-mail marketing e que tipo de conteúdo oferecer nele, vamos nos aprofundar no assunto? Confira algumas dicas essenciais para fazer e-mail marketing na sua corretora de seguros!

 

1 – Capriche no assunto

Chamamos de “assunto” o título que aparece para o lead quando ele está olhando sua caixa de entrada do e-mail. É ele que determinará se o lead abrirá ou não o seu e-mail. Se o assunto for simples, sem graça e sem nada inovador, ele será ignorado assim como milhares de outros e-mails são ignorados diariamente.

O assunto do seu e-mail deve ser curto e conciso. Um assunto longo não será exibido de maneira integral ao lead e perderá sua eficiência. Além disso, ele deve ser criativo e convidativo, para que em meio a leitura dinâmica que o lead estiver fazendo, sua mensagem chame a atenção.

Lembre-se de criar um assunto que “converse” com o lead, para que ele sinta que está se tratando de uma abordagem personalizada. Assuntos como “A oferta que sua corretora precisa”, “Você vai vender mais seguros assim” ou “As ferramentas que todo corretor precisa conhecer” fazem muito sucesso e tem altas taxas de abertura.

 

2 – Tenha uma rotina de e-mail inteligente

Tudo que se torna diário e rotineiro corre um sério risco de ficar maçante e nada surpreendente. Existem empresas que enviam e-mails diários aos seus leads. Acredite: sua corretora não tem tanto assunto assim para conversar com seu público.

Crie uma rotina de e-mail marketing que não canse seu lead. Enviando vários e-mails por semana, aos poucos você sequer será notado. Porém, se existir um tempo considerável entre um e-mail e outro, com variação de conteúdo e inovações nas abordagens, certamente chamará a atenção do lead.

Use esse tempo entre uma campanha de e-mail e outra para planejar novas abordagens, corrigir erros e analisar o que está dando certo e o que não está dando certo nas estratégias de e-mail marketing da sua corretora de seguros.

 

3 – Acompanhe seu desempenho

Será que seus e-mails estão gerando interesse no público? O processo de criação de e-mail marketing para corretoras de seguros depende do que os segurados estão achando das comunicações que vem acontecendo. Só assim é possível saber quais devem ser os próximos passos.

Assim como tudo em marketing, esse tipo de estratégia depende muito de tentativa e erro: faça testes dos mais variados para saber quais horários e dias são os melhores para disparar e-mails, que tipo de assunto usar, onde colocar botões de CTA, como se dirigir ao lead etc.

Não se preocupe: é normal que após uma campanha de sucesso de e-mail marketing, venha uma campanha que dê muito errado. Caso isso aconteça, esfrie a cabeça e compare as duas para entender o que você fez de certo e deve repetir e o que fez de errado e deve evitar.

 

4 – Coloque mais de um botão

Ao enviar um e-mail para seu lead, você certamente tem um objetivo. Esse objetivo pode ser enviá-lo para seu site, fazê-lo entrar em contato com sua equipe comercial, ler um artigo, baixar um e-book ou coisa do tipo.

Porém, nem sempre o que você quer que seu lead faça é aquilo que ele deseja fazer, por isso, crie alternativas. Em um e-mail cujo objetivo é fazê-lo ler seu e-book, coloque o botão que dá acesso ao conteúdo em destaque, mas deixe outros botões no corpo do e-mail também.

Se o lead não tiver interesse em ler seu e-book, ele pode então ser direcionado ao seu site, ao seu WhatsApp, seu blog ou para outro local onde possa conhecer mais sua corretora de seguros. Não se esqueça de sempre deixar os links de suas redes sociais no rodapé de seus e-mails.

 

5 – Não se esqueça do link de descadastro

Ninguém merece ficar recebendo e-mails indesejados, não é mesmo? Até pouco tempo atrás, tirar seu endereço de e-mail da lista de leads de uma empresa era um processo mais burocrático. Porém, a LGPD veio para mudar isso.

Ao fim de cada e-mail marketing, deixe um botão que permita que o lead saia do seu cadastro e para de receber suas comunicações. Obviamente nenhum corretor deseja isso, mas dar liberdade ao seu lead de decidir o que ele quer ou não receber é uma prática absolutamente necessária.

Use isso a seu favor: no processo de descadastro, deixe uma enquete perguntando ao corretor por que ele não deseja mais receber seus e-mails. Analise as respostas conforme for recebendo para saber em quais pontos sua corretora está errando.

 

6 – Automatize o processo de envio de e-mail

Sabia que com o Ping Seguro você economiza tempo na sua corretora até mesmo para enviar e-mails? Usando nosso CRM você pode criar modelos de e-mail marketing e usá-los conforme necessário.

Uma estratégia de e-mail marketing clássica, mas que tem muito sucesso é a de envio de e-mail de aniversário. Use o CRM para criar o modelo ideal e envie aos leads conforme necessário com apenas alguns cliques. Além disso, você pode ir o atualizando com o passar dos anos, criando novas abordagens, assuntos e renovando votos.

Crie e salve também modelos de e-mail para outras datas comemorativas, para oferecer conteúdos, lembrar da renovação de CNH etc. Essa aproximação com o lead é ideal para uma melhor relação entre corretor e segurado.

 

Com o sistema de gestão do Ping Seguro, você pode gerenciar todos os seguros da sua corretora em uma plataforma com um layout simples e de fácil utilização. Assim, você terá mais tempo livre para se dedicar ao planejamento da sua corretora e assim, aumentar a fidelização de clientes. Faça um teste grátis de 7 dias clicando aqui.

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