Como se prevenir de fraudes no mercado de seguros?

5 min de leitura:

Apenas em 2018, o valor das fraudes no setor de seguros alcançou o surpreendente valor de R$ 723,2 milhões. Essas fraudes ainda hoje são uma das maiores preocupações tanto para corretores quanto para seguradoras. Analisando as ocorrências, elas passam desde uma simples omissão e pequenas inverdades, chegando até mesmo a crimes graves, como acidentes contra a vida de alguém propositalmente.

Conceitualmente, a fraude é caracterizada como uma atitude de má-fé praticada por uma ou mais pessoas, visando conseguir alguma vantagem indevida. Uma das clássicas, por exemplo, é quando um proprietário de um automóvel deixa o veículo aberto em local público, para que o objeto seja roubado e assim, receber a indenização da seguradora.

De maneira geral, existem dois tipos de fraudes, a premeditada e a oportunista.

Premeditada: é quando a fraude ocorre durante a contratação, ou seja, o cliente adquire o seguro já com a intenção de fraudá-lo.

Oportunista: ocorre geralmente quando após um bom tempo após a contratação, o segurado decide fazer a fraude. Ele então, inventa ou exagera uma ocorrência que se encaixe como sinistro, e assim, levar vantagem.

Pensando no bem-estar e na saúde financeira da sua corretora, separamos 4 dicas para evitar ao máximo ser vítima de fraudes em apólices e sinistros. Confira:

 

1 – Reforce sua atenção durante o momento da contratação

Não se sinta mal em pedir comprovações para confiar verdadeiramente no seu cliente. Solicite holerites para comprovar a renda mensal do futuro segurado e sua profissão, pesquise a respeito da sua situação financeira e questione-o sobre eventuais contradições ou inconsistências.

Essa é a hora ideal para se prevenir de fraudes, por isso, faça perguntas objetivas ao cliente e busque identificar quem ele é. Utilize as diretrizes de uma ferramenta como por exemplo o Know Your Customer (KYC), que pode ser aplicado de forma automatizada e com custo acessível.

 

2 – Deixe sua equipe treinada

Os profissionais da área de sinistros da sua corretora precisam estar devidamente preparados para identificar possíveis casos de fraude nos contratos de seguro, além de compreenderem a relevância de solicitação de documentos e comprovantes do segurado.

 

3 – Tenha atenção aos principais índices que podem gerar desconfiança

O mercado segurador exige condutas éticas, por isso, no momento da regulação de sinistros, é ideal redobrar a atenção com alguns pontos como:  dificuldade ou atraso excessivo no fornecimento de documentos solicitados; falta de proporção entre causas e efeitos dos sinistros; número excessivo ou então ausência de testemunhas; contradições na perícia e/ou ocorrência de sinistro em ambiente familiar.

 

4 – Notifique os órgãos responsáveis

A descoberta de fraudes costuma acontecer por volta de 18 meses após a ocorrência. Essa prática é crime e se enquadra nas mesmas penas que o estelionato, acarretando ao autor a multa e reclusão de 5 anos.

Esse tipo de delito afeta diretamente a economia do país e os resultados da sua empresa. Portanto, ao ser vítima desse crime, é necessário comunicar os órgãos responsáveis para que as providências sejam tomadas e os envolvidos nas fraudes sejam punidos para que se possa dar exemplo e evitem novas situações parecidas.

 

No CRM Ping Seguro é possível registrar origens, severidades, status e tipos dos sinistros, com rapidez e segurança, para atender as necessidades dos clientes justamente quando eles mais precisam do seu trabalho! Faça um teste grátis clicando aqui.

Menu