Como calcular o CAC de uma corretora de seguros?

Independente do tipo de negócio em que você atua, o foco é sempre o mesmo: conseguir clientes. A identidade visual, os serviços oferecidos, o posicionamento e tudo que envolve uma empresa sempre será decidido com base em agradar aos clientes o máximo possível. Mas, para isso, você precisa ter em mente se os esforços que você tem feito para adquirir novos consumidores de seus produtos, valem a pena quando comparados ao faturamento atingido.

Calculado mensalmente, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é o investimento médio em dedicação para adquirir um novo cliente. Resumidamente, ele é o resultado da soma dos investimentos feitos em marketing e vendas dividida pelo número de clientes conquistados em um determinado período.

Porém, para um diagnóstico correto, é preciso ter em mente quais são os gastos que você deve levar em conta para fazer este cálculo. Quando falamos em “investimentos em marketing” coloque no cálculo os salários, ferramentas, investimentos em mídia paga, eventos e tudo o mais que você usa para expor o seu produto e gerar novos leads. Agora, quando falamos sobre investimentos em vendas, deve se levar em consideração os salários, comissões, ferramentas, telefonia, viagens e toda a infraestrutura usada pelos vendedores para converter leads em clientes.

Apesar de parecer simples, o processo de cálculo do CAC é essencial para tornar sua corretora mais eficiente e lucrativa. Em negócios tradicionais, o custo de aquisição de clientes precisa ser menor que o valor médio do produto ou serviço. Logo, o objetivo de um corretor de seguros deve ser sempre o de diminuir seu CAC. Ao mesmo tempo, caso o seu CAC esteja muito menor do que o valor de seus produtos, talvez valha a pena aumentar seus investimentos em venda e marketing, para conseguir mais clientes e aumentar definitivamente a sua lucratividade.

Para otimizar seu CAC, vale a pena se atentar às novas estratégias mercadológicas. Um exemplo é o investimento em marketing de conteúdo, que vem se destacando nos mais variados ramos de produtos. Criar um blog é o primeiro passo para avançar nesse aspecto. Nele, você vai publicar posts que ajudem a sua persona a resolver suas dúvidas, necessidades e conhecer os benefícios dos seguros oferecidos pela sua corretora. O blog será um forte aliado para atrair os potenciais clientes, principalmente pela busca orgânica. Um usuário que esteja procurando sobre roubos de celulares, pode acabar se deparando com um artigo no seu blog explicando sobre o seguro de smartphones.

Trabalhar com ‘vendarketing’ também pode te ajudar nessa questão. O termo, que é a junção de vendas e marketing, tem como objetivo manter o alinhamento entre os times das duas áreas, colaborando com as tarefas e assim, melhorando resultados.

 

Para facilitar a rotina do Corretor de Seguros, é preciso ter um CRM que administre sua corretora de maneira eficiente e prática. Utilizando o sistema de gestão do Ping Seguro, você pode gerenciar todos os seguros da sua corretora em uma plataforma com um layout simples e de fácil utilização. Faça um teste grátis clicando aqui.

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