As principais notícias do setor de seguros no mês de Agosto

Alta de roubos faz disparar em até 80% vendas de seguros para celular

Um celular é tirado de seu dono a cada 12 minutos no estado do Rio de Janeiro, segundo o ISP (Instituto de Segurança Pública), que registrou 13.796 furtos de aparelhos no primeiro semestre, um aumento de 135,3% em relação a 2021. No estado de São Paulo, o próprio governo informa que um smartphone é roubado a cada três minutos e, há pouco mais de dez dias, a Polícia Civil divulgou que, só de janeiro a maio, o número de roubos de aparelhos cresceu 815%.

Com o perigo crescente, muita gente já está recorrendo ao seguro para smartphone, o novo queridinho das seguradoras, que, só neste ano, tiveram aumento de até 80% nas vendas desse produto em todo o país. Tanto empresas tradicionais quanto as modernas seguradoras digitais 100% online apostam no potencial desse segmento. Uma pesquisa simples no Google mostra que há, pelo menos, oito companhias que comercializam esse tipo de seguro no Brasil.

 

Susep atualiza normas para o “Stop Loss”

A exemplo do que foi feito em relação aos seguros de fiança locatícia, a Susep também consolidou as regras e critérios para o seguro “Stop Loss”, através da Circular 670/22. Ela dispõe sobre os critérios mínimos que deverão ser observados pelas seguradoras para a operação do seguro “Stop Loss”, que visa garantir a estabilidade operacional do segurado face aos compromissos por ele assumidos perante os usuários, mediante a assunção da parte dos riscos que supere a franquia estabelecida contratualmente.

Estão habilitadas a operar nesse seguro todas as seguradoras regularmente autorizadas pela Susep a operar em ramos de danos.

 

Previdência privada cresce 13% no primeiro semestre

Mesmo após um longo período de crise sanitária, agravado por cenários desafiadores na economia, como inflação e Guerra da Ucrânia, as contribuições tiveram alta de 13%, somando quase R$ 74 bilhões de janeiro a junho deste ano. Uma pesquisa encomendada pela entidade ao Instituto DataFolha no final de 2021 revelou que apenas 8% da população possui planos desta natureza, um indicativo de que ainda há espaço para crescimento desse mercado, segundo a Federação.

Outro dado informa que houve 24,2% de alta nos resgates, que superaram os R$ 61 bilhões no período. O que também demonstra, segundo leitura da Fenaprevi, que o papel social da previdência privada no Brasil vem sendo cumprido: que é o de proteger a renda da população. Ficou comprovada na pandemia a importância de se ter uma reserva financeira para o enfrentamento de situações de risco ou inesperadas.

 

O Ping Seguro é o CRM que atende a todos os seus ramos de seguro e torna a gestão da sua corretora de seguros 100% online, com controle de comissões, renovações rápidas de apólices e muitas outras funcionalidades. O teste é grátis por 30 dias, clique aqui e se cadastre!

 

Fontes: CQCS (Notícias 01 e 02) e Revista Apólice (Notícia 03)

 

Menu