Como vender seguros no fim de ano?

Vender seguros no fim de ano pode ser uma tarefa difícil. O último mês do ano é aquele em que todo mundo está pensando na ceia de Natal, nas viagens de réveillon e descansar de 12 meses de trabalho.

Muitos corretores usam o fim do ano para vender seguro viagem, por exemplo. O produto é destinado para turistas preocupados em ter bons momentos sem se preocupar com imprevistos. E com as férias se aproximando, as oportunidades se tornam ainda maiores.

Como começar a vender seguros no fim de ano?

É preciso entrar no mês de dezembro com um cronograma de ações desenhado. Analise o histórico da sua corretora nos últimos meses, avalie acertos, entenda seus erros e conheça a fundo cada um de seus clientes.

Para vender seguros no fim de ano, o ideal é começar com abordagens amigáveis, perguntando sobre planos para as festas, férias e expectativas para o ano seguinte. Avaliando os planos do cliente, se ofereça para apresentar o seguro que couber na situação.

Quais seguros vender no fim de ano?

Oferecer seguro viagem no período de fim de ano é o primeiro pensamento do corretor de seguros. Porém, existem inúmeras apólices que combinam muito com essa época, justamente por ser um período de planejamento, construção de sonhos e início e fechamento de ciclos.

Caso não consiga finalizar a venda neste momento, use essa época para agendar futuros encontros. É claro que muitas pessoas não poderão te atender nesses dias, mas é uma ótima chance de estrear a agenda de 2024 dos seus leads.

vender seguros no fim de ano

Leve em consideração planos e objetivos de seus clientes para determinar quais apólices oferecer. Os seguros mais comumente comercializados nesta época são:

  • Seguro Auto
  • Seguro Residencial
  • Seguro Viagem
  • Seguro Celular

6 dicas para vender seguros no fim de ano

1 – Faça abordagens temáticas

Use a temática de fim de ano para vender seus seguros. Faça memes usando Papai Noel, estereótipos de situações natalinas, cores relacionadas ao réveillon, etc., para atrair a atenção do público interessado nestas datas.

Lembre-se de atrair leads oferecendo conteúdo de qualidade. Posts que falem sobre “os melhores destinos para viajar no fim de ano” ou “dicas para a ceia de Natal” e que no final apresentem o seguro que você deseja comercializar, são uma estratégia de sucesso.

2 – Atualize sua agenda

Esteja atento a agenda dos seus clientes. O fim de ano é um período onde todos estão repletos de compromissos, reuniões de fechamento, viagens marcadas, etc. Se deseja fazer vendas no fim de ano, é importante entrar em contato com antecedência para conseguir espaço nas apertadas agendas de dezembro. Uma agenda de um CRM focado em corretoras de seguros pode ser o lugar ideal para você registrar esses compromissos, para assim ter estes lembretes na sua tela inicial e não correr o risco de perdê-los.

3 – Produtos personalizados

Utilize o período de fim de ano para vender produtos personalizados. Um produto ideal para ser divulgado em uma época na qual muitos pegam o carro para viajar, é o seguro pay-per-use. Conhecido também como “seguro liga e desliga”, a cobertura tem a duração desejada pelo cliente, ou seja, ao invés de contratar uma apólice tradicional, é possível ter uma proteção de 2 semanas, para garantir a segurança durante uma viagem de carro de 15 dias.

4 – Não seja inconveniente

Entenda que o final de ano é uma época, principalmente, de descanso. Não seja o corretor impertinente, que vai apresentar uma proposta de venda em um momento em que o cliente quer tirar uns dias de férias para viajar com a família, por exemplo.

Antes de fazer uma ligação ou propor uma reunião, entenda a disponibilidade do lead, e se necessário, deixe para tentar novamente fazer essa venda no começo do ano que vem. Ser um corretor que sabe ouvir “não” é essencial para conseguir ouvir um futuro “sim”.

5 – Avise os clientes do seu descanso

Todo mundo merece férias, inclusive você. Se for tirar alguns dias de descanso, lembre-se de avisar os seus leads e clientes. O ideal é deixar alguém te substituindo temporariamente, de preferência, um colaborador da sua corretora que já possua experiência com vendas e relacionamento com clientes.

Envie aos seus contatos pelo menos, um e-mail e uma mensagem de WhatsApp comunicando que entrará em recesso. Informe também, a data de início e fim das suas férias, para que o cliente saiba quando poderá voltar a falar com você. Essa transparência é extremamente necessária para que seus segurados não se sintam desamparados.

6 – Renovação de apólices

Além de investir em novas vendas, o final de ano é o momento de sentar com antigos clientes para falar das renovações de apólices. Converse com esses segurados para entender seus sentimentos referentes ao produto que contrataram e ouvir os feedbacks necessários sobre sua atuação nesta intermediação até agora.

Ter um sistema de gestão para corretoras de seguros te ajuda a não se esquecer de nenhuma renovação, com alertas programados para facilitar o planejamento da sua corretora.

O CRM Ping Seguro é a ferramenta ideal para quem deseja organizar sua corretora com eficiência e segurança. Por lá, é possível criar campanhas, atualizar sua agenda, ficar por dentro de datas de renovações e manter todos os documentos importantes do seu negócio em uma só plataforma.

Clique aqui e faça um teste grátis.

, , , ,
Como incluir o CRM na rotina da sua corretora de seguros?
Como vender rastreador veicular?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu