Como vender seguro de vida todos os dias?

Vender seguro de vida todos os dias é a principal realização profissional dos corretores que trabalham com esse ramo. Por ser um seguro complexo, sua venda diária é um grande desafio para os trabalhadores da área.

De acordo com dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), apenas 17% da população brasileira possui seguro de vida. Pesquisas mostram que 17% da população tem seguro residencial e 30% tem seguro auto. Ou seja, há muito espaço para essa apólice crescer mais.

Mas como vender com esse ritmo sem abrir mão da qualidade de atendimento e com dedicação no relacionamento com o cliente?

Quem pode vender seguro de vida?

Somente profissionais capacitados por uma certificação podem vender seguro de vida. Para conseguir esta certificação é necessário ter cadastro na Superintendência de Seguros Privados, a famosa Susep. A Susep é o órgão responsável pela coordenação da profissão de corretores de seguros no Brasil.

Além disso, é preciso realizar por completo um curso de formação de corretores de seguros privados. Após a conclusão dessas duas etapas, é possível começar a vender seguro de vida.

Vale lembrar que um corretor de seguros não pode ser MEI. A atividade de corretor de seguros é admitida no Simples Nacional.

vender seguro de vida todos os dias

Como está o mercado de seguro de vida?

Uma das principais preocupações dos corretores que desejam vender seguro de vida todos os dias é sobre a situação do mercado. Felizmente, as notícias são bem animadoras.

De acordo com dados divulgados pela Susep, a carteira atingiu R$ 6,95 bilhões em prêmios no primeiro trimestre de 2023. Esse montante representa um crescimento de 12,3% se comparado ao mesmo período em 2022.

Diversos especialistas apontam que os próximos anos serão promissores para a venda de seguro de vida. A aposta positiva deve-se principalmente a questões relacionadas à pandemia. Com tantas notícias tristes que nos cercaram nos últimos anos, a preocupação com a saúde e bem estar de nossas famílias aumentou e cada vez mais pessoas estão procurando soluções que possam remediar caso o pior aconteça.

 

Quais os tipos de seguros de vida?

Seguro de vida individual

Como o próprio nome diz, é o seguro de vida cujo titular é uma única pessoa. Com a apólice em vigência, se algo acontecer com o contratante, as indenizações podem ser acionadas.

Seguro de vida familiar

Com funcionamento semelhante ao seguro de vida individual, estende a cobertura para cônjuge, filho e outros familiares. Logo, além do titular, estes familiares também ficam protegidos pelo seguro.

Seguro de vida em grupo

Tradicionalmente, é a apólice contratada por empresas para proteger seus colaboradores. Com funcionamento semelhante às outras apólices, a cobertura estende-se a todos os funcionários da companhia.

Seguro de vida resgatável

Com as mesmas cláusulas dos outros tipos de seguro de vida, difere-se na forma de pagamento do prêmio. No momento da contratação, o titular pode definir o período pelo qual vai pagar pelo seguro e, finalizando esse prazo, ele poderá recolher o valor acumulado.

O corretor que busca vender seguro de vida todos os dias precisa conhecer a fundo essas variedades de apólice para que possa oferecer a proposta certa para o cliente ideal.

 

6 dicas para vender seguro de vida todos os dias

Ao assumir a missão de vender seguro de vida todos os dias, o corretor precisa organizar sua rotina. É preciso contar com a colaboração da equipe e principalmente, de mudança de hábitos. Confira 6 dicas que irão te ajudar a atingir essa meta.

Treinamento de equipe

Como já disse o criador da Apple, Steve Jobs, “Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe”. Mesmo corretores que trabalham de forma individual costumam contar com a ajuda de familiares, amigos etc.

Treine as pessoas que trabalham na sua corretora, principalmente a equipe comercial, para fazerem um trabalho de alta qualidade. Lembre-se sempre de premiar os que tiverem melhor desempenho e motivar os que estiverem tendo dificuldades.

Ensine seu time a lidar com objeções, alinhe seus discursos e dê dicas de comportamento de um vendedor de sucesso. São passos assim que irão te permitir vender seguro de vida todos os dias.

Construa um relacionamento

Dados da Fenacor mostram que existem 58 mil corretoras cadastradas hoje no Brasil. Ou seja, apenas ter uma boa apólice não irá garantir que um cliente irá escolher você para contratar o seguro.

O corretor de seguros que busca vender seguro de vida todos os dias precisa saber que é preciso construir um relacionamento de confiança para conseguir fechar negócio. Por isso, foque em ficar amigo do cliente antes de tudo.

Tenha longas conversas, conheça a vida dele, estabeleça uma proximidade para poder oferecer a primeira proposta. Você só conseguirá vender sua apólice se o titular enxergar verdade na forma como você se apresenta.

Apresente o produto nas suas redes

Ninguém acorda e pensa “Que vontade de contratar um seguro de vida”. A compreensão da necessidade dessa apólice é algo que precisa ser construída na mentalidade do público, para que assim vendas possam ser concretizadas.

Para conseguir aumentar suas vendas de seguro de vida, é preciso que as pessoas entendam que precisam dessa apólice e a comunicação é a chave para fazê-las entender isso.

Faça publicações, principalmente em formato de vídeo, falando sobre seguro de vida nas suas redes sociais. Apresente as vantagens da apólice, desmistifique boatos sobre o assunto e foque na argumentação para, aos poucos, convencer até mesmo os que nunca pensaram em ter esse seguro.

Tenha uma rede de contatos

Uma das palavras de sucesso para o corretor de seguros é networking. É muito importante ter um grande número de conexões, das mais variadas idades, estilos de vida, profissões etc., para poder fazer os mais variados tipos de venda.

Use a internet para atingir este objetivo. O LinkedIn é uma rede excelente para isso, já que lá futuros clientes poderão ver informações sobre sua formação e histórico profissional, o que irá colaborar para firmar credibilidade.

Começando com conexões de pessoas próximas, é possível atingir mais e mais pessoas que são próximas de seus conhecidos. Criar conteúdo de qualidade na rede ajuda muito neste processo.

Use a tecnologia

Ter um CRM para automatizar processos na sua corretora é um dos pilares para o corretor que deseja vender seguro de vida todos os dias. Com a ajuda desta ferramenta, você economiza tempo com processos cansativos e pode se dedicar para construir relacionamentos com clientes.

O CRM Ping Seguro é o ideal para quem vende seguro de vida. Com uma funcionalidade de comissões automatizada, ele possibilita que o corretor possa trabalhar com facilidade e transparência os valores de repasses de cada apólice vendida, te permitindo ter um controle financeiro mais ágil e eficiente.

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Use os argumentos certos

A conversa é um dos degraus mais importantes para concretizar a venda de um seguro, principalmente de um seguro importante como o de vida. Mas para isso, é preciso que o corretor saiba o que e como falar.

Foque em uma argumentação inteligente, abordando as principais dores do cliente, usando exemplos e sempre buscando contornar objeções.

Abaixo, separamos 4 argumentos eficientes para facilitar a venda de seguro de vida.

 

4 argumentos para vender seguro de vida

Tem opções para todos os bolsos

Engana-se quem acha que seguro de vida é um produto caro. Existem alternativas viáveis para as mais variadas realidades financeiras. O mercado tem se adaptado para oferecer soluções com preços mais acessíveis para atingir novos públicos.

Com essa maior flexibilidade, já é possível montar planos personalizados que saem mais baratos ao consumidor, sem abrir mão da segurança. Não deixe que objeções financeiras te impeçam de concretizar sua venda.

Sem período de carência

Uma das vantagens do seguro de vida que mais atraem o público é o fato de ser uma apólice sem período de carência. Com isso, nem o titular nem sua família precisam se preocupar, já que a cobertura inicia-se a partir do momento em que a apólice é assinada, garantindo segurança instantânea.

A exceção acontece nos casos de suicídio. A legislação atual determina que o segurado não terá direito à indenização se a morte por esse motivo ocorra dentro do prazo de dois anos a partir da contratação do seguro.

Não é válido somente para morte

Outro mito que existe ao redor do seguro de vida é de que ele só é válido em caso de falecimento do segurado. Atualmente, existem opções que oferecem diversas coberturas, sendo que algumas possibilitam a cobertura em caso de diagnóstico de alguma doença grave.

Para vender seguro de vida todos os dias, é preciso mostrar ao cliente que essa apólice está cada vez mais ampla, se expandindo muitas vezes até para casos de invalidez temporária ou permanente, situação que afeta muitas pessoas.

Liquidez imediata

No momento de óbito do segurado, a liquidez ocorre de forma imediata, ou seja, a família recebe a indenização de maneira integral logo em seguida. O objetivo é de que o impacto financeiro dos beneficiários seja praticamente nulo, garantindo redução de danos dos envolvidos.

Com a certeza de agilidade na indenização, a contratação de um seguro de vida fica mais palatável. Reforce o argumento de liquidez imediata sempre que for falar sobre sinistros no processo de venda.

 

O CRM Ping Seguro é a ferramenta ideal para o corretor que deseja automatizar tarefas com segurança e eficiência. Com funcionalidades de gestão de leads, comissão e vendas, o CRM ainda te ajuda a atender seus clientes com mais agilidade.

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