Como treinar a minha equipe para vender mais seguros

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Lançado em 2011, o filme ‘O homem que mudou o jogo’, estrelado por Brad Pitt, conta a história de Billy Beane, gerente geral da equipe de baseball Oakland Athletics, que passa por uma temporada cheia de derrotas e com seus melhores jogadores deixando o time. Com um baixo orçamento, Beane utiliza de seus conhecimentos em estatística para analisar os dados numéricos do Oakland e assim, reinventar o método de seleção e treinamento do grupo. Após muita dedicação e foco, tanto de Beane quanto da equipe, o time reverte os tempos difíceis e bate recordes de vitória no campeonato.

O filme, além de ser uma excelente produção cinematográfica, o que rendeu diversas indicações ao Oscar, é utilizado por muitos líderes de empresa para motivar suas equipes em tempos complicados. A mensagem que o diretor Bennett Miller quis passar é de que estratégia, otimismo e dedicação são os melhores aliados para vencer adversidades.

Dentro de uma corretora de seguros, a boa performance em vendas de uma equipe é o que irá determinar a lucratividade do seu negócio. Afinal, apesar da possibilidade de fazer vendas online, ter um time de vendas preparado é essencial para que seus clientes se sintam acolhidos e confiantes para fechar negócio. Mas para isso, é preciso uma atenção e um investimento inteligente em treinamento para a sua equipe. É extremamente necessário que todos os integrantes do seu time comercial estejam alinhados e tenham conhecimento pleno das melhores estratégias para comercialização dos seguros que você tem a oferecer.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você aplicar no treinamento dentro da sua corretora!

 

  • Enxergue os pontos de dificuldade

Observe a rotina de vendas da sua equipe e se pergunte “Onde está o problema?” Lembre-se sempre de que cada colaborador é único e apesar de ser uma equipe, suas falhas não devem ser observadas apenas de maneira coletiva, mas sempre analisando os desvios individuais de cada integrante. Converse com os funcionários, abra o jogo sobre seus erros e use de sua experiência para aconselhá-los durante o treinamento e no momento da aplicação prática. Sua atenção para com eles passa a impressão de preocupação e real interesse em ajudar, o que irá fazer com que sua equipe se motive e sinta menos receio de tirar dúvidas.

 

  • Ensine sobre a importância de voz e postura corporal

Sua equipe de vendas precisa estar preparada para atender clientes de todas as maneiras possíveis: seja por ligações, vídeo chamadas ou de forma presencial. Para que o vendedor passe credibilidade, confiança e respeito ao contratante do seguro, passe à sua equipe as principais dicas de linguagem corporal, como se adaptar a velocidade de voz de seu cliente, utilização de mesmas palavras que ele, importância do sorriso durante a abordagem, posição de braços e pernas etc.

 

  • Ajude seus colaboradores a lidar com objeções

Uma corretora ativa há muito tempo já teve de lidar com as mais diversas objeções na hora de vender, logo, utilize-se dessa experiência para explicar quais são os casos mais frequentes e ensinar as melhores maneiras de contornar este tipo de situação. Treine o mindset da sua equipe, desenvolva novos argumentos, peça sugestões e esteja disposto a ouvir o que seus funcionários têm a dizer. Talvez, um novo ponto de vista seja o que sua corretora precisa para contornar uma antiga objeção que tem atrapalhado seus resultados há tempos.

 

  • Adquira e compartilhe novos conhecimentos

Como líder da equipe, obviamente você deve acumular mais experiência de negócios do que seus liderados. Porém, isso não deve servir de estímulo para que você se acomode e não procure novos métodos de venda e gestão de clientes. Ao treinar sua equipe, corra atrás de novas leituras, palestras, consultorias e até mesmo cursos online que lhe atualizem sobre as técnicas comerciais e assim, lhe instruir sobre como treinar seu time. No Instagram do @pingseguro temos diversos posts com indicações de conteúdos para quem deseja adquirir mais conhecimentos sobre seguros e vendas.

 

  • Ofereça um treinamento eficiente, mas que não canse

De nada adianta um treinamento se ele acaba ficando longo, cansativo e desinteressante. O objetivo dele deve ser ensinar e estimular seus colaboradores a melhorar o desempenho em vendas, mas isso deve ser feito de uma maneira atrativa, com interação, leveza e sem excesso de linguagem técnica. Geralmente, o grau de atenção de participantes de treinamentos começa a cair após 45 minutos de uma mesma atividade. Logo, divida o conteúdo em diversas aulas e principalmente, evite treinamentos que ultrapassem 1 hora de duração.

 

A elaboração e execução de treinamentos, como o de equipe de vendas é algo que toma muito tempo de um corretor. Por isso, é importante ter um CRM que administre as burocracias da sua corretora de seguros de maneira eficiente e prática, para que você possa ter mais espaço na sua rotina para focar no desempenho de vendas e no relacionamento com o cliente. Faça já um teste grátis clicando aqui.

 

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