Blockchain e sua relação com o mercado de seguros

3 min de leitura:

Segurança na área de finanças é algo essencial e que deve ser prioridade para garantir preservação de dados e capital. Com a evolução da tecnologia para garantir essa proteção, em 2008, surge a blockchain, um termo muito utilizado hoje em dia e que vem se popularizando, mas por sua complexidade ainda não é compreendido por muitos profissionais.

A blockchain surgiu juntamente com o Bitcoin e continua sendo um dos pilares da principal criptomoeda do mundo. Entretanto, nos últimos anos, ela tomou vida própria e começou a andar sozinha, explorando outros mercados, incluindo o de seguros. Agora com o Open Insurance, ele se tornou uma ferramenta de grande utilidade e passa a fazer parte do vocabulário de muitos corretores.

Basicamente, a blockchain é um grande banco de dados compartilhados que registra as transações de usuários. Traduzido de forma livre, o termo significa “corrente de blocos”. Cada material vai dentro de um bloco, que é validado por máquinas personalizadas e espalhadas por todo o mundo. Assim que a informação é aprovada, ela é “selada” por um código complexo de algoritmos que se juntam a outros blocos. E mais: para garantir oficialmente a segurança e privacidade, cada bloco não só o seu código, mas também o código do bloco anterior. A explicação é simples: caso algum hacker tente invadir um dos blocos, será preciso desvendar dois códigos completamente diferentes.

blockchain: como funciona nas corretoras?

A importância da blockchain para o setor de seguros

A transparência e a velocidade oferecidos pela blockchain são diferenciais que podem tornar uma corretora mais eficiente e ágil, atendendo as solicitações de muitos clientes em menos tempo. Além disso, ela permite a rastreabilidade dos dados em nos momentos de sinistros. Assim, são eliminados boa parte dos intermediários e da burocracia que hoje ainda são necessários nessas etapas.

Hoje, graças a blockchain é possível criar contratos inteligentes e personalizados, o que permite com que sua corretora seja ainda mais flexível em suas propostas e apólices, atingindo um público maior.

E claro, existe também o aspecto da confiabilidade, o ponto principal da blockchain. Nenhum dos envolvidos nas transações pode fazer qualquer modificação sem que todos saibam o que foi feito. Além disso, essa alteração deverá ser validada e registrada com a data de modificação.

Além de segurança de informação, é essencial ter um CRM que administre sua corretora de maneira eficiente e prática. Utilizando o sistema de gestão do Ping Seguro, você pode gerenciar todos os seguros da sua corretora em uma plataforma com um layout simples e de fácil utilização. Faça o seu teste grátis clicando aqui.

Menu