Como elaborar um planejamento estratégico para corretora de seguros?

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Ter o próprio negócio não é uma tarefa fácil. De acordo com o IBGE, elaborar um planejamento estratégico para corretora de seguros, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos e um dos principais motivos é a falta de gestão eficiente. Muitos fatores acabam frustrando o empreendedor, como metas que não são batidas, falta de motivação dos colaboradores, dificuldades financeiras etc. Mas a gestão de um negócio pode ter uma reviravolta com o desenvolvimento de um novo planejamento estratégico.

O planejamento estratégico nada mais é do que um conjunto de objetivos, metas e ações a serem desenvolvidas em um certo período, que envolve inúmeras atividades, como o controle de prazos, distribuição de tarefas para a equipe, revisões periódicas, dentre outras. Ele também te auxilia a unir a comunicação de todo esse entendimento perante os funcionários, fazendo, portanto, com que cada um entenda os motivos pelos quais ele foi designado para sua função e quais os objetivos devem unir toda a equipe para serem alcançados.

Não existe uma maneira específica de estruturar o seu planejamento estratégico, mas existem algumas etapas que quando seguidas no processo de elaboração dessa ferramenta fazem com que ele seja eficiente e adequado ao negócio. Vamos conhecer essas etapas iniciais?

1 – Estabeleça a sua identidade organizacional

A identidade organizacional é a base para qualquer empresa de sucesso, pois ela irá guiar as decisões que serão tomadas. Elabore a missão (razão pela qual a empresa foi criada), visão (situação que a empresa pretende alcançar) e valores (princípios que devem ser seguidos por todos os colaboradores e gestores do negócio). Faça uma análise desses pontos de outras empresas, isso lhe dará base e inspiração para a elaboração na sua corretora.

2 – Defina metas e objetivos

Os objetivos são os resultados mais abrangentes e que precisam ser conquistados em longo prazo. Já as metas, são de curto prazo e funcionam como um caminho para que os objetivos sejam atingidos. Lembre-se: Suas metas precisam ser SMART!

S – (específicas)

M – (mensuráveis)

A – (atingíveis)

R – (relevantes)

T – (temporais)

3 – Saiba seus pontos fortes e pontos fracos

É essencial que você conheça o ambiente interno da corretora, identificando suas forças e fraquezas, que podem envolver equipe, seus produtos, preço, processos etc. Os pontos fortes devem ser aproveitados de maneira inteligente e valorizados, enquanto os fracos, precisam de atenção especial e, obviamente, serem superados.

4 – Gestão de pessoas

Não dá para não voltar os olhos para a sua equipe! Defina metas também para a melhora do clima organizacional, retendo e premiando bons funcionários e claro, favorecendo a produtividade e boa vizinhança na sua corretora.

 

Além de um planejamento estratégico inteligente, é preciso ter um CRM que administre sua corretora de maneira eficiente e prática. Utilizando o sistema de gestão do Ping Seguro, você pode gerenciar todos os seguros da sua corretora em uma plataforma com um layout simples e de fácil utilização. Com isso, você terá mais tempo livre para se dedicar ao planejamento da sua corretora para aumentar a fidelização de clientes. Faça um teste grátis clicando aqui.

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