Funil de vendas: o que é e qual o papel dele na sua corretora de seguros

É fato que a mentalidade do vendedor e do consumidor mudou muito dos últimos anos pra cá, principalmente com o advento das redes sociais e a maior acessibilidade da internet. Segundo uma pesquisa do HubSpot, 93% dos consumidores iniciam sua jornada de compra através de pesquisas online.

E como esse cenário tem se estendido para todos os tipos de mercado, o setor de seguros não poderia ficar de fora. Os consumidores estão adquirindo mais informações sobre o mercado através de blogs, podcasts etc. e consequentemente, estão buscando maior qualidade e clareza nos serviços oferecidos. Daí vem a necessidade do conhecimento e investimento por parte do corretor em seu marketing digital.

Esse investimento precisa ser feito através de redes sociais, produzindo conteúdo informativo e relevante, com identidade visual bem definida, contato humanizado com os visitantes e um site bem estruturado. Com um trabalho de marketing bem-feito, o consumidor será atraído pela sua presença digital e se tornará um lead. O papel do funil de vendas será de definir avaliar a fase em que o lead está para decidir quais materiais oferecer e como fazer ele passar para as próximas fases. Ficou confuso? Então vamos primeiramente entender o que é e como funciona esse funil de vendas.

O funil e suas fases

A jornada de compra, segundo o marketing digital, é composta por quatro etapas (aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra) e o funil de vendas busca justamente representar os passos que o cliente percorre até a aquisição de determinado produto.

No topo do perfil, o foco é que o seu negócio seja facilmente encontrado na internet pelo usuário, seja em seu site ou nas mídias sociais. Você precisa garantir a presença online da sua corretora de seguros no máximo de canais digitais possíveis.

Ainda nesse topo, o usuário passa para a etapa de reconhecimento do problema, logo, você irá dedicar seus esforços para direcionar o visitante a se inteirar de informações relevantes sobre os porquês que levam as pessoas a contratarem seguros, sempre deixando claro que sua corretora tem os produtos que irão resolver os problemas dele. Ao final desse processo, o usuário deixa de ser apenas um visitante e se torna um lead, pois já se encontra mais qualificado e informado dos conteúdos que sua corretora tem a oferecer. Nesse estágio, é ideal oferecer formulários em troca da visualização de algum conteúdo. Por exemplo, para que o cliente possa ter acesso a um guia que fale sobre seguro auto, peça o e-mail dele. Assim, o contato fica mais fácil para as próximas etapas.

Passando para o meio do funil, é hora de garantir a credibilidade da sua corretora na visão do futuro cliente. É hora de revisar o conteúdo que você tem produzido e oferecer materiais que demonstrem que de fato você domina o mercado de seguros e tem competência para fechar a venda.

Envie ao cliente um e-book educativo que tenha relação com algum produto ou serviço que seja do interesse dele. No caso de um cliente que tenha comentado que está disposto a fazer uma viagem em breve, que tal apresentar um material que explique de maneira simples e objetiva os diversos motivos para se contratar um seguro residencial? Ele será de grande importância para garantir a segurança da casa do cliente para que ele possa fazer aproveitar o descanso com a família sem ter grandes preocupações.

Chegando ao fim do funil, seu futuro cliente está informado o suficiente para chegar ao fechamento da venda do seguro e talvez já esteja cogitando a compra. Detalhe mais seu produto, utilizando-se de lives, tutoriais, demonstração do seu serviço e depoimentos de outros clientes. Estes, são materiais essenciais para garantir a fidelização desse lead e garantir que ele irá concluir a jornada de compra com você.

É importante se destacar em meio a concorrência e para isso você precisa estar sempre disponível para seu cliente. Afinal, o usuário pode te procurar a qualquer momento e precisa de um meio em que possa ter suas solicitações resolvidas rapidamente.

 

O relacionamento com o cliente fica muito mais fácil de ser executado com eficiência quando as atividades da rotina da corretora são automatizadas. Economize tempo no seu negócio e tenha mais espaço no seu dia para se dedicar a essa comunicação contínua e planejada, faça um teste grátis no CRM Ping Seguro em https://pingseguro.com.br/

 

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