As principais notícias do mercado de seguros de Abril

Seguro rural registra 217 mil apólices contratadas em 2021

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou o relatório com o resultado consolidado da execução do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) em 2021. No total, foram aplicados R$ 1,18 bilhão em subvenção ao prêmio do seguro rural, viabilizando a contratação de 217.934 apólices ao longo do ano passado. Tais apólices foram contratadas pelos produtores rurais em todas as regiões do país e totalizaram cerca de 14 milhões de hectares segurados.

“Considerando os sucessivos problemas climáticos observados nos últimos anos, cada vez mais severos, o produtor rural não deveria plantar sem a proteção do seguro e as recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático” afirmou o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do ministério, Pedro Loyola.

 

Seguros de veículos sobem até 75% em um ano puxado por inflação de 0km

Entre março de 2021 e março deste ano, os seguros tiveram aumentos de até 75% no preço pago pelo consumidor. Para especialistas do setor, a alta está ligada indiretamente à pandemia de Covid-19. Tanto a quarentena rígida aplicada nos últimos meses na China em meio à maior onda provocada pelo coronavírus por lá desde 2019, quanto o afrouxamento das medidas de isolamento social no Brasil tiveram impactos nos preços. Entre março de 2020 e março de 2021 houve uma forte queda no índice de roubos e furtos de veículos – gerado muito em decorrência do isolamento das pessoas, diminuindo a quantidade de carros nas ruas. Conforme o afrouxamento da quarentena foi aumentando, houve mudança na situação do seguro.

“Com mais gente circulando nas ruas, há um aumento grande no índice de furtos de veículos, o que aumenta os custos para as seguradoras, que vão pagar mais indenizações por isso e repassar este custo ao consumidor”, disse o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguro de SP (Sincor-SP), Boris Ber.

 

Susep registrou 1.456 empresas Corretoras de Seguros desde janeiro

Dados oficiais da Susep indicam novo e expressivo avanço do número de Corretores de Seguros – pessoas físicas ou jurídicas – devidamente registrados para atuarem no mercado brasileiro. De acordo com a autarquia, no caso das Corretoras de Seguros, o mercado passou a ter, nos últimos três meses, mais 1.456 empresas, o que indica uma média de 17 registros novos por dia.

Assim, o mercado soma, agora, 118.707 Corretores de Seguros registrados, 3.162 a mais do que no final de janeiro. Ainda de acordo com a autarquia, há uma grande concentração de profissionais e empresas na Região Sudeste. Apenas dois estados, São Paulo e Rio de Janeiro, reúnem mais da metade da categoria.

 

O Ping Seguro é o CRM que atende a todos os seus ramos de seguro e torna a gestão da sua corretora de seguros 100% online, com controle de comissões, renovações rápidas de apólices e muitas outras funcionalidades. O teste é grátis por 30 dias, clique aqui e se cadastre!

 

Fonte: CQCS (Notícia 1, Notícia 2 e Notícia 3)

 

Menu