Abril Verde: segurança no trabalho e o corretor de seguros

O mês de abril é dedicado às campanhas educativas nacionais que abordam a prevenção de acidentes do trabalho. Nesses 30 dias, são desenvolvidas diversas ações e trabalhos visando a conscientização sobre o comportamento prevencionista em relação à Segurança e Saúde do trabalhador brasileiro. É o famoso Abril Verde.

A escolha por essa época do ano para a campanha se deve principalmente à data 28 de abril, quando em 1969 ocorreu uma explosão em uma mina na Virgínia, nos Estados Unidos e 78 trabalhadores vieram a falecer. Essa data foi escolhida como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho em homenagem às vítimas. Recordar este momento tão doloroso da história, que causou um enorme pesar na década de 60, mantém viva a cultura da prevenção, buscando reduzir cada vez mais os índices de acidente e doenças do trabalho, além de obviamente incentivar campanhas em prol de ressarcimento daqueles que são prejudicados por isso.

abril verde e sua relação com seguros

Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, o Brasil é o 2° país do G20 com mais mortes por acidentes no trabalho. Pesquisa recente mostrou que em proporção mundial, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos e, de 2012 a 2020, 21.467 desses profissionais eram brasileiros. Ou seja, nosso país teve 6 mortes para cada 100 mil empregos formais durante este período. Esse é um dos fatores que leva o país a expandir a campanha de Abril Verde.

Segundo Luís Fabiano de Assis, procurador do MPT e cientista de dados, doenças e acidentes do trabalho causam a perda de 4% do PIB global a cada ano. Levando em consideração o Brasil e o PIB de 2020, esse percentual correspondeu a aproximadamente R$ 300 bilhões.

Durante a campanha Abril Verde, descobrimos que em 2020, por conta da Covid-19, o total de auxílios-doença emitidos por conta de transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade, chegou a 289 mil — um aumento de 30% em relação ao ano anterior.

A presença do corretor quando falamos sobre segurança do trabalho, principalmente no Abril Verde, é algo que precisa sempre ser ressaltado. O seguro de responsabilidade civil é uma oportunidade de produto que o corretor pode oferecer a empresas que buscam se prevenir em caso de danos materiais, corporais e morais causados a terceiros. Muitas empresas não estão financeiramente preparadas para arcar com custos em caso de morte e invalidez de um de seus funcionários, logo, esse seguro vem justamente para auxiliar o empregador nesse tipo de situação, evitando que empregos sejam prejudicados para custear essa indenização.

Ao oferecer esse seguro, reforce através de dados que o número de ações judiciais contra empresas está aumentando e que erros podem acontecer por eventualidades inesperadas, além do fato de que o zelo com o trabalho não é 100% suficiente para que erros não aconteçam. Mostre exemplos do dia a dia e histórias de outros segurados para que o cliente possa se lembrar de situações em que isso poderia ter acontecido na vida dele.

No CRM Ping Seguro, você pode administrar todos os seguros da sua corretora em uma plataforma com um layout simples e de fácil utilização, podendo ser utilizada nos mais diversos aparelhos, principalmente no seu próprio smartphone, fazendo com que qualquer problema da corretora possa ser resolvido em qualquer momento e em qualquer lugar, sem haver a antiga necessidade de se levar computadores para reuniões com o cliente, por exemplo.

 

Ficou interessado? Então, faça um teste grátis do CRM Ping Seguro clicando aqui!

Menu