O papel do WhatsApp para ajudar o corretor de seguros a vender mais

Os dados mais recentes apresentados apontam que atualmente 120 milhões de brasileiros tem conta no WhatsApp. O app, criado em 2009, é utilizado diariamente pela população para conversas pessoais e comerciais, sendo extremamente prático e produtivo por permitir a troca de mensagens de texto e áudio, documentos e vídeos, de forma instantânea.

Se você é corretor, com certeza utiliza o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, mas será que está o fazendo da melhor maneira possível? Como uma utilização mais bem calculada do aplicativo pode ser essencial para aumentar seu número de vendas e garantir a segurança da sua corretora e de seus clientes? Separamos algumas dicas interessantes e facilmente aplicáveis que vão te ajudar!

 

Comece a utilizar o WhatsApp Business

A versão corporativa do WhatsApp é essencial para tornar seu método de vendas mais profissional. Essa versão é gratuita e oferece várias funcionalidades extras que otimizam a rotina da empresa, como por exemplo a separação de contatos por categoria (clientes, leads, ex-clientes etc.), a configuração de respostas automáticas, elaboração de mensagens personalizadas e desenvolvimento de relatórios. Além disso, é possível linkar ao perfil profissional, o site da sua corretora, sua localização e os horários de funcionamento.

Esta separação da sua conta pessoal do WhatsApp da sua conta profissional te permite ter uma maior privacidade no seu perfil particular e uma credibilidade maior na conta comercial, afinal, ali só serão discutidos assuntos sobre os produtos da sua corretora, evitando futuros conflitos e confusões.

 

Crie listas de transmissão

Há anos o WhatsApp conta com a funcionalidade de listas de transmissão, permitindo que você crie subgrupos em sua base de clientes. Com isso, você pode disparar mensagens para inúmeras pessoas ao mesmo tempo, de forma individual e rápida.

Essa funcionalidade economiza bastante tempo na hora de enviar promoções ou informações úteis para clientes com diferentes perfis, em diferentes estágios do funil de vendas ou que tem apólices de seguros diferentes em sua corretora.

 

Envie novidades e promoções frequentemente

Independente do negócio que você tem, é essencial manter um contato frequente com seu público, para fideliza-lo e estar sempre atento às suas demandas. Utilize o WhatsApp para notificar seu cliente sobre novas promoções, seja utilizando mensagens diretas ou por meio da função “status”. Assim, seu público fica informado sobre as atualizações da sua corretora.

Utilize este meio também para oferecer conteúdo: felicitações em datas especiais, dicas de segurança, saúde alimentar, recomendações de prevenção a doenças (especialmente quanto a Covid-19). Esse contato é importante para que seu cliente perceba que ele não é apenas um número para sua corretora.

Entretanto, seja moderado e não lote a caixa do seu cliente de mensagens. Comunicação é importante, mas quando é excessiva, faz com que o cliente se incomode.

 

Mas, atenção: o WhatsApp não é recomendado para troca de dados. Informações pessoais do seu cliente devem ser transmitidas de outras maneiras, como por exemplo através de e-mails.

Especialistas na área de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) afirmam que o WhatsApp, assim como aplicativos de mensagens instantâneas no geral, devem ser utilizados para agendamento de ligações, reuniões, apresentação de produtos etc. Entretanto, envio de documentos, informações que contenham dados pessoais preferencialmente não devem ser trocadas por meio deste tipo de aplicativo, já que podem ser vazados em caso de um assalto, por exemplo.

Portanto, caso seu cliente lhe forneça dados pessoais pelo WhatsApp, utilize-os para o que for necessário e apague-os na sequência, para garantir o máximo de segurança possível a ele.

 

O relacionamento com o cliente fica muito mais fácil de ser executado com eficiência quando as atividades da rotina da corretora são automatizadas. Economize tempo no seu negócio e tenha mais espaço no seu dia para se dedicar a essa comunicação contínua e planejada, faça um teste grátis no CRM Ping Seguro em https://pingseguro.com.br/

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