As principais atualizações do mercado de seguros do início de 2022!

Cresce procura por seguros para IPOs

A corrida das empresas à bolsa de valores no ano passado fez disparar a procura por seguros para ofertas iniciais de ações (IPOs, em inglês). Grandes companhias do setor viram dobrar ou triplicar a procura por esse tipo de cobertura.

Essas apólices oferecem cobertura para possíveis ações judiciais motivadas por informações erradas ou incompletas. Na Zurich, por exemplo, em 2021, as propostas para contratação de seguros de IPO cresceram 100% em relação ao ano anterior.

Para o diretor executivo de seguros da Zurich, apesar da volatilidade no mercado esperada para 2022, as empresas continuarão precisando se financiar e, portanto, as contratações desta apólice devem continuar a ocorrer com frequência.

 

Caixa vai continuar a administrar seguro DPVAT em 2022

A Caixa Econômica Federal prosseguirá como responsável pelo Seguro DPVAT em 2022. Apesar disso, a prorrogação, publicada no Diário Oficial da União, diz que “A Seguradora Líder continua responsável pelos atendimentos relativos aos acidentes ocorridos até 31 de dezembro de 2020, mesmo que o aviso seja feito posteriormente”.

Segundo a Susep, todas as informações sobre os pedidos de indenização referentes a acidentes no trânsito ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2021 estão disponíveis neste endereço eletrônico: https://www.caixa.gov.br/servicos/dpvat/Paginas/default.aspx

Além disso, o CNSP aprovou, para 2022, a manutenção do prêmio zero para o Seguro DPVAT, baseado no fato de haver excedente de recursos suficientes para arcar com a cobertura do seguro neste novo ano.

 

Pandemia aumenta procura por seguros nas plataformas digitais

Segundo o Inside Fintech Report de julho de 2021, US$ 49 milhões foram investidos em empresas de tecnologia no mercado de seguros, sendo mais da metade do que foi investido no ano anterior. Além disso,  até 2020 foram mapeadas 113 insurtechs no país, 76 mais que as registradas em 2015.

A imersão de corretoras de seguros em tecnologia não só permite uma melhor experiência ao consumidor com a desburocratização e a automatização dos processos de contratação, consultas e gestão, mas também permite que as seguradoras fiquem mais próximas aos seus clientes.

 

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Fonte: CQCS (Notícia 01, Notícia 02 e Notícia 03)

 

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