As principais tendências no mercado de seguros para 2022

O ano de 2021 está chegando ao fim! Foi um ano com muitas dificuldades, crescimento da inflação, crise econômica, porém, essencial para o combate a pandemia, afinal, até o momento, quase 70% da população brasileira já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19 e o número de óbitos e internações caem cada vez mais.

O mercado segurador precisou se adaptar ao home office, aumentar as reuniões online, aprender como funciona a telemedicina e muitas outras novidades que o isolamento social fez acontecer. Agora, num momento em que o país está retornando à normalidade, é hora de ficar atento as novas tendências e expectativas do mercado para o próximo ano.

 

O corretor de seguros precisa se manter de olho nos produtos do setor que estão em alta. Dados apresentados pela ANS (Agência Nacional de Seguros) mostraram que em abril de 2021 houve crescimento de 1 milhão de usuários de plano de saúde em comparação com o mesmo mês do ano anterior, atingindo 48,1 milhão de beneficiários.

Esse crescimento, provavelmente explicado por conta da preocupação das pessoas com o novo corona vírus, precisa estar no radar do corretor de seguros. Aquele que ainda não comercializa planos de saúde na sua corretora deve começar a considerar essa possibilidade e avaliar se ela pode fazer crescer sua lucratividade.

Outro fator que merece o olhar atento do corretor em 2022 é o de venda de seguros e assistências online. Um estudo apresentado pela ConQuist Consultoria mostrou que 71% dos consumidores estão preferindo realizar compras de produtos e serviços de forma online. Por isso, além da abordagem por meios digitais, o corretor precisa adaptar seu negócio para a possibilidade da contratação dos seguros através da internet. O Ping Seguro já oferece ao corretor um Market Place com assistências exclusivas que podem ser contratadas pelo próprio cliente, com agilidade e segurança.

O surgimento de seguros personalizados é mais uma tendência a qual o corretor precisa se informar. Especialmente após as novas regras de seguro auto, surgidas em 2021, que permitem escolher coberturas específicas, negociação de indenização etc.; a tendência é de que o mercado crie novos produtos que podem ser flexibilizados. Com o crescimento de pessoas que estão trabalhando diretamente de suas casas, o mercado deve cada vez mais desenvolver seguros residenciais voltados para este público, com coberturas personalizadas para atender as necessidades dos clientes com esse tipo de demanda.

 

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