Seguradoras ligadas a bancos iniciam dia 15 certificação de APIs em fase 4 do Open Banking e fase 1 do Open Insurance

Prazo de inscrição para seguros, previdência complementar aberta e capitalização vai até dia 4 de março de 2022

O Banco Central divulgou o cronograma de registro das APIs na fase 4 do Open Banking, marcado a fase 1 do Open Insurance. De maneira simplificada, as APIs são a tecnologia que permite a troca de informações entre as instituições. O registro das APIs no ambiente criado pelo BC será escalonado, dependendo do serviço específico a ser oferecido. Com a fase 4, tem inicio o compartilhamento de um conjunto de informação além de produtos e serviços bancários tradicionais, o que marca o início de sua migração para Open Finance.

O prazo para inscrição vai até os seguintes dias de março do ano que vem: dia 4 para seguros, previdência complementar aberta e capitalização; 11 para serviços de credenciamento em arranjos de pagamento; 18 para operações de câmbio; e dia 25 para contas de depósito a prazo e outros produtos com natureza de investimento.

“A data de início da fase fica mantida para 15 de dezembro de 2021, quando as instituições participantes devem iniciar processo de certificação funcional das APIs dos produtos que serão compartilhados, com objetivo de garantir a qualidade e aderência às especificações”, disse o BC em comunicado. A partir daí, as instituições terão os prazos detalhados acima para fazer o registro.

 

Fonte: Sonho Seguro

Menu