Como o Open Insurance traz benefícios para o meu cliente?

O debate sobre o Open Insurance está a cada dia entrando mais nas conversas do corretor. Eventos, revistas e blogs sobre seguros têm refletido sobre o assunto e o abordando de forma didática para que quando implementado, os profissionais do mercado de seguros já estejam inteirados e acostumados com a ideia.

Recentemente, abordamos e explicamos um pouco mais sobre o que é o Open Insurance aqui no blog do Ping Seguro e como ele vai impactar a vida do corretor. Mas e o seu cliente? Vai ser beneficiado por essa inovação?

Especialistas no assunto afirmam que sim! Inclusive, é essencial que o corretor comece a explicar a seus clientes sobre o Open Insurance e como a relação entre os dois vai ser aprimorada com a implementação desse projeto. O ecossistema de seguros funcionará seguindo todas as normas da LGPD, logo, os dados tanto de corretor quanto de cliente estarão altamente protegidos e o risco de vazamentos cairá drasticamente.

Mas não é apenas no aspecto da segurança que seus clientes sentirão essa mudança. Segundo a própria Susep (Superintendência de Seguros Privados), a tendência é de surgimento de novos produtos no âmbito segurador. Com o Open Insurance, provavelmente novas soluções tecnológicas devem surgir para atender as necessidades dos consumidores como, por exemplo, agregação das informações relativas à vida financeira em diferentes instituições financeiras, incluindo produtos de seguros, de previdência e até mesmo de capitalização.

O Open Insurance promete também facilitar a vida do segurado justamente nos momentos em que ele mais está necessitando: quando ocorre um sinistro. Uma das inúmeras soluções trazidas pelo projeto é a possibilidade de aviso de sinistros, portabilidade de previdência, entre outros, poderem ser feitos de forma mais simples, por meios digitais.

Com a assertividade que o Open Insurance vai trazer ao corretor, os clientes receberão com o passar do tempo, ofertas de produtos que tiverem maior proximidade com aquilo que eles realmente necessitam, se livrando então de receber ofertas de seguros que não os interesse.

A primeira fase do Open Insurance está marcada para ter início em 15 de dezembro deste ano e já na segunda fase, que iniciará em 1º de setembro de 2022 os clientes poderão (somente se quiserem) compartilhar seus dados pessoais para começar a participar do projeto.

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