O que é o Open Insurance e qual sua importância para o mercado de seguros?

4 min de leitura:

Os corretores mais atentos já notaram que o debate em torno do Open Insurance vem crescendo e se tornando pauta de discussão em blogs, eventos e reuniões sobre seguros. Mas será que você já está suficientemente informado sobre o tema? Vamos entender melhor o que é isso e porque sua corretora vai ter de se adaptar a ele.

O Open Insurance nada mais é do que um projeto criado recentemente e que está incluso no conceito do que chamamos de Open Finance: um ecossistema completo e integrado, que além dessa fatia focada nos seguros, já conta por exemplo com o Open Banking, que unidos também ao Open Investiments permitirão que o cliente compartilhe dados do segmento de investimentos para que possa obter melhores produtos e serviços.

A ideia é promover um mercado de seguros mais livre, no qual haja troca de informações entre seguradoras e outros participantes do setor, obviamente, desde que sejam devidamente aprovados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Além disso, uma excelente vantagem será a de oferecer ofertas que estejam de acordo com as necessidades dos clientes. Essa será uma grande oportunidade de aumentar vendas e expandir o público da sua corretora!

Segundo a Susep, será possível ter acesso automatizado e consolidado a canais e redes de atendimento relacionadas aos produtos, aos provedores de serviços e às empresas vendedoras proporcionando mais conhecimento para os consumidores.

Mas fique atento: o Open Insurance será implementado no Brasil de forma gradual. A primeira fase está marcada para ter início em 15 de dezembro deste ano e será burocrático, contemplando o compartilhamento de dados públicos das empresas. Já a segunda fase, iniciará em 1º de setembro de 2022 e permitirá que os clientes possam compartilhar seus dados pessoais. Já a terceira fase, que prevê a execução de serviços através do ecossistema, terá início em 1º de dezembro de 2022.

Resumidamente, o ecossistema visa dar ainda mais autonomia para o cliente, que com os seus dados em mãos e principalmente, um acesso ainda mais facilitado, possa receber ofertar mais assertivas. As relações comerciais terão maior transparência e efetividade.

Para poder acompanhar o ritmo do mercado pós Open Insurance, é preciso ter uma corretora moderna e automatizada. Clique aqui e faça um teste grátis no CRM do Ping Seguro, que agiliza atividades do seu negócio e te permite ter mais tempo livre na sua rotina.

Acompanhe as redes sociais do Ping Seguro, pois em breve, teremos uma live para explicar com maiores detalhes sobre o Open Insurance e iremos responder sua dúvida, para que até a implementação do ecossistema, o assunto esteja totalmente esclarecido e simplificado!

Menu