Por que contratar um seguro de automóvel?

Entenda como funciona um seguro auto e por quais motivos você deve contratá-lo.

O seguro de automóvel é o mais popular no país, sendo o ramo mais procurado e vendido atualmente. Apesar disso, dados mostram que apenas 30% dos veículos brasileiros tem um seguro auto, além obviamente do DPVAT, que hoje é obrigatório.

Por conta dos riscos conhecidos e infelizmente, cada vez mais comuns, de acidentes e roubos, o seguro auto é uma grande oportunidade e acaba muitas vezes sendo o carro chefe de muitas corretoras de seguros. Mas por que contratar este produto para seu veículo?

Por que contratar?

Como todo seguro, o objetivo principal dele é garantir a sua tranquilidade. Antes de falarmos sobre sinistros sérios, é preciso lembrar que o seguro automóvel muitas vezes também conta com um serviço de Assistência 24 horas para serviços do dia a dia. Ou seja, caso seu veículo apresente alguma falha elétrica ou mecânica, o serviço para resolver este problema está coberto, além disso, o seguro te oferece o transporte para o destino que você estava indo. Hoje, também já existem inclusive, planos de seguro auto que incluem até descontos em redes de estacionamento.

O veículo é um bem utilizado rotineiramente e justamente por isso, tanto ele quanto seu motorista e passageiros estão constantemente expostos a riscos. Por conta disso, o seguro automóvel é extremamente importante. Nunca sabemos quando podemos ser vítimas de um assalto, acidente ou até mesmo fenômeno natural. Estar coberto por um seguro após perder o carro em uma enchente por exemplo, faz com que a situação fique menos preocupante, e você não tenha que instantaneamente adquirir um novo veículo, sem ter se planejado e economizado antes, gerando dívidas que irão lhe atormentar por muito tempo.

Falando mais uma vez de acidentes, estar dentro de um veículo coberto por um seguro, traz mais tranquilidade justamente porque mesmo que você não seja proprietário do veículo, mas sofra algum dano em uma batida por exemplo, você está protegido. Ainda mais, se o pior vier a acontecer e um dos passageiros que estiver no carro em um acidente vier a falecer, seus familiares receberão um montante da indenização.

Quando “colocamos no papel” os gastos que temos certeza de que serão necessários com um veículo com o passar dos anos, além dos possíveis incidentes que podem acontecer, fica clara a necessidade de um seguro auto, mesmo que com coberturas básicas. Logo, o custo benefício da contratação deste tipo de produto, fica evidente: é mais barato contratar um seguro, com um corretor de confiança do que arcar com cada imprevisto do carro, conforme eles forem ocorrendo.

Para que o preço a ser pago no produto seja justo, ele é calculado com base em como o veículo é utilizado. Para isso, o contratante passa ao corretor informações sobre quantos indivíduos costumam conduzir o veículo, para que ele é usado, onde fica guardado etc. Ou seja, uma pessoa que utiliza o carro diariamente, e não tem um local exato para estacioná-lo, certamente não vai pagar o mesmo valor que um motorista que utiliza o veículo poucas vezes por mês e o guarda em uma garagem.

 

Se interessou? Converse com seu corretor de seguros e peça mais informações para que você também tenha seu veículo protegido 24 horas por dia.

Caso você seja um corretor de seguros, compartilhe esse artigo e apresente-o para os seus clientes!

Menu