Especial – Mulheres assumem lugares de destaque no mercado

A luta pela igualdade de gênero no mercado de trabalho ganha importância a cada estudo feito por instituições especialistas nesse processo. No setor de seguros, assim como em outros setores de produção da economia, as mulheres estão mais presentes em cargos importantes e de liderança do que em outras épocas. Entretanto, segundo o estudo “Mulheres do Mercado de Seguros” de 2019, realizado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), a desigualdade ainda é discrepante.

O debate sobre a cultura da diversidade de gênero no mercado de trabalho ganhou força nos últimos anos. Uma análise de 2017 realizada pela McKinsey, empresa americana de consultoria empresarial, intitulada de “Women Matter” (“Mulheres Importam”) contou com a participação de mais de 900 empresas do mundo.
Três ou mais mulheres em altos cargos pontuaram melhor em todos os atributos responsáveis pela eficiência de uma organização. Eles são: liderança; cultura e clima; prestação de contas; coordenação e controle; capacitação; motivação, orientação; inovação e aprendizagem.

Valeria Prado conheceu o mercado segurador logo cedo, foi o seu segundo emprego. Iniciou na gigante Porto Seguro como operadora de teleatendimento. Sua expectativa era de crescer profissionalmente e, desde então, são quase 25 anos de experiência nesse setor. Atualmente, Valeria é Coordenadora da Área Operacional da GTI Solution, empresa que desenvolve soluções para corretoras de seguros. Sua posição de destaque serve de referência para outras mulheres, sobretudo as jovens que almejam grande futuro profissional.
“As mulheres representam uma boa parte da liderança, mas alguns setores ainda priorizam os homens para esses cargos. Existe ainda uma certa resistência, não só das empresas em fazer as promoções, mas também dos funcionários do sexo masculino em não aceitar”, pondera.
Na análise da executiva, as mulheres têm mais campo no mercado segurador. “Ainda não chega a ser equilibrado, mas com uma diferença menor do que em outros setores do mercado de trabalho, e que vem diminuindo ao longo do tempo”, observa.

Valeria Prado – Coordenadora Operacional da GTI Solution

 

Fonte: Seguro Nova Digital

Menu