Por que contratar um seguro de vida?

Entenda como funciona um seguro de vida e por quais motivos você precisa contratá-lo

Segundo um levantamento do Ibope de 2019, apenas 15% dos brasileiros têm seguro de vida, sendo pago ou de forma individual, por um familiar ou pela empresa em que trabalha. Entretanto, o interesse por essa apólice cresce constantemente. Tanto é verdade que no ano de 2020, mesmo em meio à crise, o crescimento registrado por esse ramo foi de quase 12%. Mas você entende como esse seguro funciona?

O contrato feito no seguro de vida estipula uma indenização caso ocorra um imprevisto que leve o segurado à invalidez ou morte. Este pagamento é feito ao beneficiário escolhido pelo contratante ou para seus herdeiros, mas para que isso seja possível, é preciso arcar com o valor cobrado pelo serviço, que é feito por uma contribuição mensal, durante toda a vigência do contrato. É recomendável ficar atento as cláusulas da apólice, para saber quais indenizações o seguro que você está contratando cobre.

 

Por que contratar?

Em um momento de dor e aflição, como na morte ou invalidez de uma pessoa querida, ter uma indenização garantida é uma maneira de aliviar a mente dessas pessoas, tirando uma das inúmeras preocupações decorrentes do fato, das costas dos familiares que estão abalados.

A tristeza gerada pela morte de um cônjuge por exemplo, se adicionada ao fato de que a família não será indenizada e terá duras questões financeiras a serem resolvidas para que a família acabe não ficando endividada, se torna ainda pior. Daí, a necessidade de garantir a tranquilidade de seus entes queridos nesse quesito, caso o pior aconteça.

A maioria dos seguros de vida cobrem casos de morte em acidentes, como os automobilísticos, por exemplo, doenças, ou morte natural (velhice), e casos de invalidez provocados também, por doenças ou acidentes. Na grande maioria das vezes, esse ramo não cobre mortes decorridas por álcool ou drogas, suicídio ou em caso de uma invalidez temporária.

Alguns pontos positivos do seguro de vida que podem ser citados, podem ser, por exemplo, o fato de que independentemente do valor da indenização paga pela seguradora, ela será totalmente isenta de impostos. Além de poder ser enxergado como um investimento, pela sua relação custo-benefício, as apólices na maioria das vezes dão até descontos em medicamentos e cobrem totalmente o tratamento de doenças graves, para que você não se sinta abandonado quando mais precisa.

 

Geralmente, no momento da contratação, a definição do valor de mensalidade e indenização levará em conta o perfil do segurado, como idade, profissão e histórico de saúde. Uma pessoa que tem um trabalho de alto risco, terá um valor de seguro e de indenização diferente de alguém que tem um cargo em um escritório seguro. Por isso, fique atento. Analise bem sua apólice e converse bastante com o seu corretor de seguros antes de fechar uma contratação de seguro de vida, afinal, é a sua tranquilidade e das pessoas que você ama que estarão em jogo.

Menu