

Como foi o ano de 2020 na sua corretora? Provavelmente foi um ano muito diferente dos outros, principalmente por conta das mudanças impostas pela pandemia, mas que certamente também serviu para que você adquirisse diversos aprendizados de como renovar o seu negócio, por exemplo.
Mas e quanto a produtividade? Será que nesse aspecto a sua corretora teve um desempenho positivo? Antes de tudo, precisamos entender o que significa ter uma boa produtividade no trabalho, que resumidamente seria produzir em uma quantidade maior do que em épocas anteriores, mas gastando menos e, ainda assim, mantendo o nível de qualidade do serviço, ou seja, sempre oferecendo um bom atendimento ao cliente, além de estar atento sobre o perfil de cada um para fornecer o produto ou serviço correto a ele.
Para medir e avaliar a sua produtividade, você pode analisar pontos, como seus indicadores de qualidade, questionando clientes para conhecer suas opiniões sobre o nível do atendimento que sua corretora oferece; indicadores de estratégia, analisando quais métodos e táticas adotados estão funcionando, e se caso não, se devem ser alterados ou totalmente deixados de lado; e indicadores de lucratividade, sendo sempre recomendado uma constante revisão de gastos fixos e variados, com estratégias para reduzi-los e ajudar a tornar a sua margem de lucro maior.
Aumento de produtividade está diretamente relacionado em conhecer a fundo cada ponto da sua corretora, como quanto tempo em média cada tarefa demora para ser executada, e se necessário e possível, como simplificar essa atividade a ponto de torná-la mais rapidamente executável. Além disso, em caso de uma corretora que conte com vários funcionários, entender qual atividade é melhor desenvolvida por qual colaborador e caso se mostre útil, redistribui-las. Atividades muito repetitivas podem ser automatizadas para que não necessitem de comandos humanos a todo tempo.
Além da constante aprimoração do planejamento, a capacitação de colaboradores também é ideal quando o objetivo é aumento de produtividade. A produção baixa por parte de seus colegas de trabalho nem sempre está relacionada a desmotivação, mas também por falta das habilidades necessárias para executar as tarefas com mais qualidade e agilidade. Investimentos em cursos básicos dos pontos em que essas pessoas estão necessitando de aprendizado, podem trazer ótimos resultados em um futuro próximo.
A adoção de novos métodos de comunicação também se mostra como um bom ponto para ajudar nessa questão. Será que realmente se mostra necessário fazer tantas ligações? Muitas vezes alguns telefonemas podem ser facilmente substituídos por mensagens em aplicativos de mensagens instantâneas ou pelo tradicional e-mail. Além disso, principalmente em uma época em que se recomenda o distanciamento, reuniões presenciais podem ser trocadas por conversas via apps de videochamada.
Outra dica é estabelecer prioridades. Analise tudo que deve ser resolvido dentro da corretora e separe em grupos como “é urgente e importante”, que deve ser feito agora, “urgente, mas não importante”, que é recomendável delegar para outro colaborador fazer, “importante, mas não urgente” que deve ser agendado para fazer nos próximos dias, e o que “não é urgente, nem importante”, que pode ser adiado e revisto posteriormente. Essa análise é chamada de Matriz de Eisenhower.
Por fim, a adoção de um CRM na corretora de seguros é uma boa ideia para quem está preocupado quando o assunto é produtividade. Em 2017, a Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros) publicou um estudo que revelou que no total, 70% das corretoras de seguros do Brasil se utilizavam de algum sistema de gestão, sendo 45% sistemas adquiridos e 25% sistemas exclusivos.
O estudo afirma ainda, que das corretoras que utilizam esses sistemas, mais de 90% classificou o uso dos softwares de gestão como “importante” ou “muito importante”, 83% dessas corretoras afirmaram que a tecnologia auxilia na etapa de captação e prospecção, 86% na etapa de venda e 93% em relacionamento com o cliente.
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