

Em julho de 1994, o americano Jeff Bezos, empresário e engenheiro, decide abrir o próprio negócio ao perceber a oportunidade que o surgimento da internet oferecia.
Inicialmente a empresa foi registrada como Cadabra, em referência as famosas palavras mágicas, mas mudou depois que um advogado de Bezos disse que a palavra era sonoramente parecida com “cadáver”. Ele também cogitou “Relentless”, e a ideia também não foi para frente (mas se você acessar relentless.com você é direcionado para o site da Amazon).
Ele começou a empresa, que teve seu nome decidido ao se inspirar no rio Amazonas, na garagem de sua casa junto de sua esposa e, inicialmente, comercializava livros que, por conta de parcerias com atacadistas e distribuidoras, acabava conseguindo um significativo estoque de livros que eram solicitados pelos clientes pela internet e entregues de forma bem rápida.
Um ano depois, o site estava completamente pronto e estruturado e isso gerou confiança e fidelidade no público e começando a incomodar as grandes livrarias dos Estados Unidos. Em 97, já eram mais de 2,5 milhões de livros no catálogo e 148 milhões de dólares em vendas. Porém, a empresa só gerou lucro pela primeira vez no final de 2001, já que Bezos focava em reinvestir os ganhos, em fortalecer a marca e infraestrutura da Amazon.
Um ano antes, foi lançado o Market Place no site da empresa, ou seja, a venda de produtos de terceiros, como usuários ou lojas menores. Eles anunciavam e pagavam uma taxa para cada venda, foi então que a grande revolução se iniciou. A inauguração desse sistema no site da Amazon foi o que gerou o tradicional logotipo da empresa, usado até hoje, que apresenta uma seta que liga a letra “A” até a “Z”, para mostrar que a empresa oferece produtos de todos os tipos (de A a Z).
No ano de 2005 foi anunciado o serviço de assinatura premium, Amazon Prime, que no começo tinha apenas ofertas exclusivas e menor tempo de entrega, porém depois evoluiu e passou a incluir a hoje tradicional plataforma de streaming de filmes e séries. No começo de 2006, começou a funcionar publicamente o Amazon Web Services, ou AWS, uma empresa separada para armazenamento e hospedagem na nuvem. Em 2015, a base de usuários já passava de 1 milhão de pessoas, incluindo a concorrente Netflix.
Inspirado nos primórdios da empresa, em 2007 foi lançado com muito sucesso o Kindle, sendo que o estoque do primeiro modelo durou apenas 5 meses e tinha uma tela de 9,7 polegadas. O mais recente, é totalmente digital, com formato assimétrico e cabe tranquilamente em uma mão só.
A Amazon busca atingir novos objetivos e têm apostado em projetos como o Prime Air, que pretende fazer entregas por drone e mercearia Amazon GO, que não tem qualquer atendente humano e você faz as compras só tirando os produtos da prateleira e saindo pela porta.
Mas como as inovações promovidas pela Amazon se aplicam ao mercado de seguros? O mercado de seguros está atualizado para fazer vendas online? E o mais importante: será que você está preparado?
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