

Segundo o banco de dados da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor), existem hoje no Brasil, aproximadamente 49558 corretores de seguros como pessoa física e 44301 como pessoa jurídica.
O corretor de seguros é o profissional que intermedia a relação entre cliente e seguradora. É a pessoa capacitada para identificar as necessidades específicas de cada cliente e apresentar a solução para cada caso. É papel desse profissional ajudar a sociedade a cuidar de seus bens mais preciosos, como veículos, residências e até mesmo a nossa própria vida.
Numa sociedade que está em constante renovação de costumes, um profissional de seguros precisa estar atento as novidades de mercado e sem dúvidas, ser empreendedor.
Empreender, segundo o dicionário, é inovar, descobrir e pôr em prática novos pensamentos e ideias. Baseando-se nisso, confira algumas dicas para ser um corretor de seguros empreendedor e obter destaque no mercado:
Inove
Um corretor de seguros empreendedor é aquele que consegue apresentar novas soluções para surpreender e atender as necessidades de seus clientes, garantindo o melhor serviço em todas as esferas possíveis e ficando conhecido como “o cara” em questão de seguros, conquistando a confiança dos clientes e garantindo indicações.
Aja mais, fale menos
É sabido que o mercado não permite falhas, logo, ao identificar oportunidades é preciso também saber como usufruir delas. Se algo nesse sentido acontecer, o corretor precisa saber exatamente como aproveitá-las para obter êxito. Assim como em momentos em que algum imprevisto surgir e que possa prejudicar seus negócios, o corretor de seguros deve sempre estar preparado para contornar a situação.
Trace metas
Metas são aqueles pequenos passos que precisamos alcançar para finalmente chegar no objetivo principal e, são muito importantes para que tenhamos a noção exata do que precisamos fazer para alcançar o mesmo. Por isso, estabeleça quais ações realmente te levarão ao ponto que você visa alcançar. É preciso que elas sejam atingíveis e realistas, entretanto, necessitam aumentar sua dificuldade a cada vez que forem atingidas.
Se permita correr riscos
Ultimamente, o maior risco para um empreendedor é não correr riscos. O medo de correr riscos bloqueia a capacidade de inventar, a liberdade, a ousadia, o novo. Sem ousar, o indivíduo não terá criatividade, intuição, inspiração, coragem, determinação e muito menos necessidade de conquista. Ao estabelecer suas metas, não tenha medo de ousar e correr riscos, obviamente calculados e moderados, mas que te façam sair da zona de conforto.
Invista em liderança
Um bom líder traz segurança para a sua equipe, recompensa o bom desempenho de colaboradores, ouve e é ouvido por todos e acima de tudo incentiva o aprendizado e a inovação no seu negócio.
Liderança exige capacitação contínua, por isso invista em seu aprendizado. Livros, cursos, palestras e seminários são ótimas maneiras de expandir seu conhecimento, descobrir novas práticas e estar atualizado com as novas tendências de mercado.
Faça Benchmarking
Benchmarking é uma análise estratégica das melhores decisões tomadas por negócios do mesmo setor que o seu. Verificar práticas que obtiveram e que não obtiveram sucesso e saber quais delas valem a pena serem implantadas no seu empreendimento. O objetivo é aprimorar processos, produtos e serviços, gerando mais lucro e produtividade e impedindo que erros já cometidos em outras empresas sejam cometidos pela sua.
Fique atento às novidades da área
Um setor altamente regulamentado, como o de seguros, sofre constantes mudanças na legislação. Além disso, novas tendências tecnológicas e de marketing, por exemplo, surgem a todo tempo para facilitar a gestão da corretora e aumentar o número de vendas.
Por isso, assine boletins, acompanhe blogs e canais no YouTube, faça parte de grupos de corretores de seguros nas redes sociais e esteja sempre muito bem informado!
Use a tecnologia a seu favor
Em 2017, a Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros) publicou um estudo que revelou que no total, 70% das corretoras de seguros do Brasil se utilizavam de algum sistema de gestão, sendo 45% sistemas adquiridos. Numa era em que o atendimento ao cliente precisa ser ágil, um corretor não pode perder tempo com longos processos burocráticos que podem ser agilizados com um sistema desse tipo.
O Ping Seguro deseja manter o corretor 100% atualizado com a tecnologia. Conheça nosso sistema e faça o teste grátis por 1 mês clicando aqui.