Como criar persona da corretora de seguros?

Para o sucesso de um negócio, é necessário saber qual o público-alvo da empresa ou do produto. Isso porque fica mais fácil para o dono do negócio saber exatamente com quais grupos deve se comunicar e assim, conhecer melhor suas necessidades. Na busca de mensurar com mais especificidade o tipo de público de uma empresa, surge a criação da persona.

A expressão “persona” apareceu pela primeira vez no livro The Inmates Are Running the Asylum e significa a representação fictícia do cliente ideal, baseada em dados reais sobre comportamento, rotina e estilo de vida dos clientes. Apresenta também uma criação de histórias pessoais, objetivos e preocupações. Para criá-la, é necessário um contato aprofundado com os clientes, para que possam ser traçadas características em comum.

A persona não é necessariamente classificada por sexo, idade ou região, mas por hábitos de consumo e preferências pessoais.

No caso de uma corretora de seguros, ao fazer essa definição é possível compreender o que leva um potencial segurado a procurar a corretora. Sabendo disso, você e seus colaboradores conseguirão prestar um atendimento especial para cada cliente, mantendo-o fiel à sua marca.

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

A principal diferença entre esses dois termos é que o primeiro representa um grupo abrangente de potenciais clientes sem entrar em detalhes, ao contrário do que é feito na definição da persona. Vamos usar um exemplo no caso de uma corretora de seguros.

O público-alvo de uma corretora para vender seus produtos de seguros pode ser:

  • Homens e mulheres, de 28 a 45 anos, com renda mensal acima de R$3.500 que possuam carro próprio e o usem constantemente.

Já a persona dessa mesma corretora de seguros seria:

  • Eduardo, 34 anos, casado, pai de um filho. Graduado em psicologia, trabalha no RH de uma empresa de contabilidade, acabou de fazer o financiamento da casa própria, utiliza o automóvel para ir e voltar do trabalho diariamente e buscar o filho na escola no fim do dia. Gosta de pedalar nos domingos, joga videogame, não usa outras redes sociais além de WhatsApp e Facebook e pretende ter mais um filho até o próximo ano.

 

Percebeu a diferença? Com uma persona bem desenvolvida fica muito mais fácil pensar em estratégias efetivas de marketing, uma vez que temos acesso aos hábitos e às rotinas de nosso cliente ideal.

Na persona do nosso exemplo, podemos oferecer seguro residencial, escolar, celular, vida, bike e uma previdência.

Como criar uma persona?

Para criar uma persona, mais especificamente, para uma corretora de seguros, esse passo-a-passo de 3 fases pode ajudar bastante:

 

  • Analise a sua base de clientes

Observe as informações que você já tem dos seus segurados e se questione:

Há algum perfil que apresenta repetição?

Quais características seus clientes têm em comum?

 

  • Mantenha diálogo com seus segurados

Tenha frequentes conversas com alguns dos clientes e busque criar uma proximidade com eles.

Selecione alguns e se dedique a ouvi-los, descubra características importantes como:

  • Qual o seu emprego?
  • Com quem ele mora?
  • Como é sua rotina?
  • Quais as maiores dificuldades do seu dia-a-dia?
  • Quais foram as principais motivações que o levaram a adquirir um seguro?
  • No que o seguro tem sido útil na sua vida?
  • Tem filhos ou pretende ter?
  • Quais seus hobbies?
  • Planeja viajar em breve?

É interessante também, coletar algumas dessas informações, de preferência as que forem mais básicas, no momento do fechamento de novas apólices com novos clientes.

 

  • Catalogue os dados do perfil encontrado

Por fim, documente e organize tudo que você conseguiu extrair do perfil. Peça auxílio de seus colaboradores nessa etapa, isso ajudará com que eles tenham acesso as informações e saibam como trabalhar melhor com os clientes.

Esse processo é trabalhoso e pode até parecer entediante, mas após feito, te fará economizar tempo e dará mais eficiência as suas estratégias de venda, já que você saberá por exemplo, como se comunicar com seus atuais e possíveis clientes, que produtos deve ou não oferecer e onde direcionar melhor os seus esforços comerciais.

 

Fonte: Resultados Digitais, Eixo Digital, Dicionário Financeiro.

 

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