Saiba como cuidar do seu pet durante a pandemia

No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou estado de pandemia do novo coronavírus. A COVID-19, doença causada pelo vírus, vem se espalhado pelo mundo inteiro e a recomendação é de que as pessoas evitem contato social e permaneçam em suas casas, principalmente aqueles que fazem parte do grupo de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas.

Mas e quanto aos animais? Eles correm risco de se contaminar com a doença? Quais cuidados devemos tomar com nossos pets em meio à essa crise de saúde mundial?

Segundo o veterinário Adelmo Miguel, em recente entrevista para o G1, os animais podem sim pegar coronavírus, porém não o mesmo que atinge os humanos. O coronavírus do cachorro, por exemplo, causa apenas uma diarreia de 3 a 5 dias e que é curada espontaneamente. Além disso, vale a pena ressaltar que não há comprovação de que esse vírus possa ser transmitido do animal para o ser humano.

O especialista também alerta que passeios com o pet devem ser evitados, mas caso o animal saia de casa, é recomendável dar um banho nele assim que retornar. O vírus pode se alojar na pelagem do animal e contaminar o dono. Além disso, é essencial ensinar o pet a fazer suas necessidades em uma área especial dentro de casa.

Se for necessário levar o pet numa clínica veterinária, chegue para ser atendido no horário marcado, para evitar ficar na sala de espera com outras pessoas por muito tempo. O veterinário deve limpar o ambiente onde os animais são atendidos, usando álcool em gel, hipoclorito ou composto quaternário de amônia, que são produtos de limpeza indicados para combater vírus.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Menu