Fim do DPVAT: Susep diz que pessoas irão contratar seguros espontaneamente

Esperamos que os donos de veículos contratem seguros espontaneamente, até porque são os maiores interessados em ter essa proteção. A afirmação foi feita pela superintendente da Susep, Solange Vieira, ao comentar a decisão do Governo de extinguir o seguro DPVAT, em entrevista coletiva concedida para a imprensa logo após participar de um painel na EXPO ABGR 2019. Segundo ela, em razão dos sérios problemas de corrupção detectados, “chegamos à conclusão que esse é o melhor caminho”.

Solange Vieira salientou ainda que a população de baixa renda já está protegida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que o INSS também tem benefícios para as camadas de menor poder aquisitivo.

Além disso, lembrou que as pessoas “não estão vedadas de entrar na justiça contra o causador de acidentes no trânsito”.

Para a superintendente da Susep, as seguradoras que atuam no momento no seguro DPVAT, em geral, também têm participações nos ramos Auto e RC e poderão explorar o nicho que está sendo criado.

Ela também negou que o fim do seguro DPVAT e, consequentemente, dos seus repasses, irá prejudicar o SUS, que recebe 45% da receita de prêmios apurada nesse produto. “Esses repasses representam apenas 0,79% do orçamento do SUS. É, portanto, algo insignificante”, explicou.

INDENIZAÇÕES

Segundo a Seguradora Líder, de janeiro a outubro, o Seguro DPVAT pagou mais de 289 mil indenizações às vítimas de acidentes de trânsito e seus beneficiários, 7,7% a mais do que o do mesmo período do ano passado.

Desse total, 192.525 indenizações foram pagas para a cobertura de invalidez permanente. Houve ainda 62.577 reembolsos de despesas médicas (DAMS), enquanto as indenizações por morte somaram 34.018.

Os motoristas representaram mais de 57% das indenizações, com 163.619 pagamentos. Em segundo lugar aparecem os pedestres, com 89.045 e, por último, os passageiros, com 36.456 indenizações e reembolsos pagos.

As principais vítimas são os jovens, entre 18 e 34 anos, que receberam mais de 134 mil indenizações. Desse total, quase 70% adquiriram algum tipo de sequela permanente em decorrência do acidente.

Os acidentes envolvendo motocicletas continuam representando a grande maioria das ocorrências indenizadas pelo Seguro DPVAT (77%). “A indenização do Seguro DPVAT tem caráter social e protege os mais de 210 milhões de brasileiros em casos de acidentes de trânsito, especialmente os de renda mais baixa, em um contexto de menos de 20% da frota brasileira segurada. De cada 10 carros na rua, só dois têm seguro”, afirmou o diretor-presidente da Seguradora Líder, Ismar Tôrres, em reportagem publicada no site da companhia nesta segunda-feira.

Tôrres lembrou ainda que o seguro é o único amparo econômico para grande parte da população de baixa renda depois de um acidente de trânsito.

 

Mais uma matéria do blog Ping Seguro, um novo software de gestão de corretora de seguros, com venda de assistências integradas ao CRM com multicálculo online para facilitar as vendas e a gestão do seu negócio.

Fonte: CQCS

Menu