Corretores de seguros estão mais otimistas

Os corretores de seguros estão mais otimistas. É o que indica pesquisa realizada pela Fenacor, neste final de outubro, para calcular o ICSS, indicador mensal que mede o nível de confiança do mercado. O levantamento revelou que nenhum dos entrevistados teme queda do faturamento do setor nos próximos seis meses.

Para 62% dos entrevistados o faturamento do setor no próximo semestre será melhor (56%) ou muito melhor (6%), enquanto 38% acreditam que a receita apurada permanecerá, pelo menos, estável.

Já entre os seguradores, 44% acreditam em crescimento da receita de prêmios e 56% projetam estabilidade.

Ainda entre os corretores, 56% acreditam que a rentabilidade do mercado vai se manter no mesmo patamar neste semestre e outros 44% apostam em crescimento.

Entre os seguradores entrevistados, 72% acreditam que a rentabilidade permanecerá estável e somente 20% apostam em um avanço nos próximos meses. Há ainda 8% que temem uma redução da rentabilidade do mercado.

Quanto ao desempenho da economia brasileira, 17% dos corretores apostam em um cenário “muito melhor” no próximo semestre, enquanto 61% estimam um quadro “melhor” e 22% projetam uma estabilidade.

O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros no Brasil.

Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

Todo final de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor.

Ao todo, aproximadamente 100 executivos de corretoras, seguradoras e resseguradoras são entrevistados em cada oportunidade.

 

Mais uma matéria do blog Ping Seguro, um novo software de gestão de corretora de seguros, com venda de assistências integradas ao CRM com multicálculo online para facilitar as vendas e a gestão do seu negócio.

Fonte: CQCS

Menu