Desastres Naturais que as Seguradoras NÃO Cobrem em Seguro de Autos

Só quem já esteve em uma situação de risco de enchente sabe o desespero que dá. Um medo que envolve tanto o risco de danos físicos quanto materiais.

O medo de perder o veículo pela falta de informação das seguradoras nestes casos deixa motoristas em pânico. Mas afinal de contas, o que o seguro de carros NÃO cobre no caso de catástrofes naturais?

Coberturas padrões para Seguro de Auto

De modo geral, a maioria dos motoristas opta pela chamada “cobertura total”, que envolve colisão, incêndio e roubo, no entanto, é importante saber o que está fora da cobertura padrão da maioria das seguradoras.

Na maioria dos casos, os seguros de autos cobrem apenas a estrutura externa do veículo (chassi, carroceria, motor e caixa). Som, DVD, rodas esportivas e Kit GNV estão foras desta lista.

Já no caso de desastres naturais como enchentes, temporais, ventanias, terremotos, chuvas de granizo, quedas de árvore e deslizamentos, é necessário verificar o plano a ser contratado.

Caso o segurado opte pela contratação de uma apólice que cubra estes itens, é importante ressaltar que, caso o motorista coloque o veículo em situação de risco, a seguradora não irá cobrir o veículo. Por exemplo:

Se você estiver no transito, começar a chover, a via alagar e você precisar abandonar o carro na enchente, provavelmente a seguradora irá cobrir estes danos.

Tudo muda se o condutor tentar atravessar uma via alagada no “acho que dá”. Se no final, não der, a seguradora tem como saber se o alagamento foi acidental ou não, e nestes casos, o prejuízo será do condutor.

Sempre que você for contratar uma apólice de seguros tire todas as dúvidas com seu corretor de seguros, e lembre-se, na dúvida, melhor não arriscar!


Fonte:
Julia Wiltgen – EXAME.com

Menu